Tiago Bergonzi na vinícola (1)

Vinícola Casacorba apresenta na WSA a diversidade do seu terroir

Vinhos, espumantes, destilados, suco e azeite de oliva Casacorba nascem de uvas, oliveiras e cana-de-açúcar cultivadas em propriedade de 60 hectares em Nova Roma do Sul, na Serra Gaúcha

Sensação da Wine South América 2022, a vinícola Casacorba,  homônima da pequena vila próximo a Treviso,  na região do Vêneto, Itália, local de origem da Família Tessaro,  mas a empresa fica aqui no Brasil, num município da Serra Gaúcha chamado Nova Roma do Sul, que dista 56 km de Bento Gonçalves e tem apenas 3.700 habitantes. A propriedade de 60 hectares reúne vinhedos, canavial, olival, vinícola, destilaria e lagar. Dali, nascem os vinhos, espumantes, suco de uva, destilados e azeite de oliva que carregam a marca Casacorba. São 24 rótulos sendo dois ícones, o vinho Vicenzo e o espumante Cândida, seguidos pelas linhas Terroir (Super Premium) e Expressões (Premium), além dos espumantes, do brandy, das cachaças, da grappa, do suco de uva e do azeite.

Ao apostar na diversidade, a Casacorba, desde o início, em 1999, se propõe a elaborar produtos com profundo senso de terroir, expressando a identidade do lugar. Com uma estrutura que permite viver diferentes experiências em torno de seus produtos, a marca se identifica com um público que busca exclusividade em tudo o que vivencia, seja na natureza, seja na taça ou na mesa. De suas terras férteis, nasce toda uva, cana-de-açúcar e oliveiras responsáveis por 100% do portfólio da marca. A coordenação de todas as áreas é comandada pelo Gerente Geral da Vinícola Casacorba, Marcos Scatolin. Segundo ele, o empreendimento é um convite a despertar todos os sentidos.

Dos 60 hectares, 30 são ocupados por vinhedos, cultura predominante na propriedade. Entre as castas tintas, destaque para a Tannat, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Marselan, Malbec, Pinot Noir e, em breve, Sangiovese. As variedades brancas em cultivo são a Chardonnay, Moscato, Gewurztraminer e Riesling Itálico. Todo processamento está apoiado em uma moderna tecnologia composta por 49 tanques de aço inox com capacidades que variam de 240 litros a 11 mil litros, 49 barricas de carvalho (30 francesas e 19 americanas) e seis autoclaves de 5 mil litros cada. Somente este ano, a vinícola ampliou a área dos vinhedos em 6 hectares, que começam a produzir em 3 anos.

Com uma capacidade de armazenamento de 213.500 litros, a Vinícola Casacorba fechou a Safra 2022 com um volume de 150 mil litros, o equivalente a 200 mil garrafas (50% espumantes, 40% vinhos e 10% suco de uva). A produção cresceu cerca de 35% comparada à 2021. De acordo com o enólogo Tiago Bergonzi, o grande desafio é o próprio mix de produtos e a nova fase vivida pela empresa. “Precisamos conhecer muitos tipos de produtos para poder entregar, acima de tudo, qualidade e diferenciação. A Casacorba vive um momento muito novo, com reestruturação física, implementação de novos equipamentos e processos, além de novas áreas de cultivo e novas variedades de uvas. É uma fase desafiadora”, destaca.

Além dos vinhos e espumantes, a Casacorba ainda possui um Alambique, onde elabora pequenos lotes de brandy, cachaças e grappa. Para isso, possui três tanques de aço inox e 50 barricas, sendo 30 de carvalho francês, 12 de americano e oito de amburana. Este trabalho é acompanhado de perto pelo Mestre Alambiqueiro, Doralino Santo Ditadi. O Lagar de extração do azeite de oliva, outro produto da marca, também faz parte da propriedade, integrando o roteiro de visitação. Atualmente, 1.500 mil mudas das variedades Arbequina, Koroneiki e Arbosana, são cultivadas em 3 hectares, com uma produção de 50 a 70 quilos por pé. O plantio ocorreu em 2012 e a produção do azeite começou em 2018.

Para que o visitante possa viver e sentir toda essa diversidade, a empresa possui uma área construída de 4.100 metros quadrados e está com outros 1.500 metros quadrados em construção, completando o Complexo Enoturístico que a partir de 2023 contará, também, com hospedagem. A estrutura é toda cercada por vinhedos, um lago e mata nativa numa paisagem exuberante em meio a tranquilidade do interior. Hoje, os 14 funcionários atendem a demanda, mas com o incremento do enoturismo a empresa deverá gerar novos empregos diretos a partir do próximo ano.

Enólogo Tiago Bergonzi, Su Maestri e Marcos Scatolin

Além de poder caminhar pelos vinhedos, visitar e conhecer cada etapa do processo de elaboração dos produtos na vinícola, na destilaria e no lagar, é possível despertar todos os sentidos com uma degustação orientada.

PRODUTOS

Com uma marca jovem, porém madura, a Casacorba exibe um portfólio bem diferenciado e variado. Os produtos podem ser encontrados na loja da vinícola, na loja virtual e em casas especializadas em diversas regiões do Brasil.

ÍCONES

Cândida– Espumante Tradicional 100% Chardonnay (1.245 garrafas) – 12% vol.  Espumante que traz o nome da esposa de Vicenzo, simboliza o amor, a fé e a determinação da mulher imigrante. Expressa toda a complexidade que a cuidadosa elaboração e os 36 meses de autólise concedem ao produto. Possui bela coloração amarelo palha com reflexos dourados, perlage fino e persistente. Aroma elegante, com destaque para notas de panificação, resultado da maturação prolongada sobre as borras. Sua acidez equilibrada, cremosidade e persistência tornam este espumante complexo e muito agradável. Ideal ser apreciado em no máximo 3 anos com temperatura entre 4°C e 6°C. Sua versatilidade permite harmonização com pratos leves, canapés, pratos da cozinha oriental, frutos do mar grelhados, carnes brancas e risotos.

. Vicenzo 2020 – 80% Tannat e 20% Merlot (1.140 garrafas) – 15% vol.

Vinho mais expressivo da Casacorba da icônica Safra 2020, é uma homenagem ao patriarca da família que saiu da Itália em 1888. O corte reúne a potência da uva Tannat e a elegância da Merlot. Apresenta coloração vermelho rubi profundo, aromas complexos de frutas negras maduras e especiarias em harmonia com as notas de baunilha e chocolate, conferida pela passagem de 12 meses por barricas de carvalho francês e americano.  É um vinho intenso e elegante, com taninos potentes e final de boca marcante. Devido ao seu potencial de guarda de até 10 anos, sua evolução continuará ocorrendo na garrafa, com o passar dos anos, destacando suas características. Ideal ser apreciado com temperatura entre 15°C e 18°C. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas e de caça, massas com molhos condimentados e queijos maturados.

CASACORBA TERROIR (Super Premium)

. Casacorba Terroir Tannat 2020 – 3.845 garrafas

. Casacorba Terroir Marselan 2021 – 3.165 garrafas

. Casacorba Terroir Cabernet Franc 2020 – 3.380 garrafas

. Casacorba Terroir Merlot 2020 – 3.175 garrafas

. Casacorba Terroir Chardonnay 2021 – 1.775 garrafas

. Casacorba Terroir Espumante Nature – 6.450 garrafas – Medalha de Ouro no Brazil Wine Challenge com chancela da OIV

 

CASACORBA EXPRESSÕES (Premium)

. Casacorba Expressões Tannat 2021 – 3.990 garrafas

. Casacorba Expressões Cabernet Sauvignon 2021 – 3.390 garrafas

. Casacorba Expressões Merlot 2021 – 3.750 garrafas

. Casacorba Expressões Chardonnay 2022 – 3.150 garrafas

. Casacorba Expressões Grappa (Tannat – 480 garrafas)

 

CASACORBA ESPUMANTES

. Casacorba Espumante Brut Branco (Chardonnay) Ouro no Brazil Wine Challenge 2022 com chancela da OIV e Ouro no Concurso do Espumante Brasileiro 2021

. Casacorba Espumante Brut Rosé (Pinot Noir e Malbec) Ouro no Brazil Wine Challenge 2022 com chancela da OIV e Ouro no Concurso do Espumante Brasileiro 2021

. Casacorba Espumante Moscatel Branco (Moscato R2) Ouro no Concurso do Espumante Brasileiro 2021 com Destaque Sabre de Ouro como o Melhor da Categoria

. Casacorba Espumante Moscatel Rosé (Moscato)

CASACORBA BRANDY – 300 garrafas – 38% vol.

. Casacorba Brandy – Destilado a partir de pequenos lotes de vinhos de alta qualidade com 10 anos em barricas de carvalho francês.

CASACORBA CACHAÇAS Premium)

. Casacorba Cachaça Dois Irmãos – 300 garrafas – 38% vol. Cinco anos em barricas de carvalho.

. Casacorba Amburana Premium – 480 garrafas – 38% vol. Dois anos em barricas de carvalho.

. Casacorba Cachaça Funcho – 240 garrafas – 38% vol.

. Casacorba Cachaça Tradicional – 480 garrafas – 38% vol.

CASACORBA SUCO DE UVA

. Casacorba Suco de Uva – 60% Bordô e 40% Isabel

CASACORBA AZEITE DE OLIVA

. Casacorba Azeite de Oliva Extra Virgem – Blend de arbequina, koroneiki e arbosana

Um pouco da história

Criada em 1999, pela Família Tessaro, a Vinícola Casacorba traz este nome em homenagem ao local de origem, que migrou de Casacorba, comuna de Vedelago, na Província de Treviso, Região do Vêneto, na Itália, em 1888. De lá, os imigrantes estabeleceram-se em Nova Roma do Sul, município emancipado de Antônio Prado desde 1987. A empresa integra a Associação Passo do Vinho, formada por 12 associados de diferentes negócios.

LINHA DO TEMPO CASACORBA

1999 – Nasce a vinícola, chamada Casacorba, em homenagem à terra natal da Família Tessaro, que migrou para o Brasil, estabelecendo-se em Nova Roma do Sul, em 1888. A elaboração inicial estava focada em vinhos.

2010 – Investimento na Destilaria, para elaboração de diferentes destilados. Inicialmente, com produção de brandy e cachaças especiais.

2012 – Plantio de 3 hectares de oliveiras.

2015 – Inicia a elaboração de espumantes pelo método Charmat, com investimentos em equipamentos de primeira linha.

2016 – Investimentos em equipamentos para elaboração de suco de uva puro.

2018 – Posicionamento da vinícola e lançamentos de diversos produtos.

2019 – Investimento em equipamentos para elaboração de espumantes pelo Método Tradicional.

2021 – Investimento no Lagar para elaboração de azeite de oliva.

2022 – Reposicionamento da marca, com mudança dos rótulos e diversos lançamentos, entre eles os ícones Vicenzo e Cândida em homenagem ao patriarca e à matriarca da família, imigrantes italianos, que chegaram ao Brasil em 1888, Casacorba Brandy 10 Anos e Cachaça 2 Irmãos.

 

Edição: Su Maestri

Crédito foto 1: Otherside Fotografia / Bruno Marconi

Credito fotos: Su Maestri

Compartilhe:

Compartilhe

Comentários

Comentários

Veja Também

Quem Escreve

Sueli Maestri

Sueli Maestri

Nathália Maestri

Nathália Maestri

Categorias

Somos um Blog Associado ao Wine Media Awards e ao Enoblogs.

Veja também

Em Alta