Sommelier Rafael Sá dá dicas para leitores do blog de vinhos e espumantes para ceias de fim de ano

AZMM-42.jpg

Com as festividades de fim de ano, o consumo de vinhos e espumantes aumenta. Afinal de contas, nada melhor que comemorar, junto de amigos e familiares, com boas bebidas. O sommelier da Pires de Sá Vinhos, Rafael Sá, resolveu, portanto, dar algumas dicas para que as harmonizações desta época sejam as melhores.

Segundo ele, a primeira coisa necessária para se colocar em mente é que a maioria dos pratos de Natal e Réveillon são agridoces. Isso significa que os vinhos devem ser frutados e não doces, para não pesar demais.

 

Além disso, Rafael alerta para a importância dos rótulos com frutas em excesso, ou seja, os frutados, que são ricos em aroma e paladar.   “Da  região italiana da Puglia indico o Moi Primitivo IGT. A uva Primitivo tem uma doçura naturalmente alta, harmonizando perfeitamente com os pratos natalinos Já de Manduria, indico o Papale. Ambos da importadora Domno. A uva Zinfandel também combina muito bem com os pratos de fim de ano. “O rótulo Punto Maximo Gran Reserva é uma ótima pedida.” explica Rafael

Quem não abre mão de um vinho mais encorpado deve optar pela uva Cabernet Franc, que é parecida com a Cabernet Sauvignon, mas possui menos taninos. O argentino Tinto Negro, da importadora Ares dos Andes, é uma boa opção. “Como nosso Natal não é frio, nossa ceia pede um vinho mais fresco. Uma ótima pedida é o vinho Ji Ji Ji, blend inusitado de Pinot Noir com Malbec. Ele casa com o cardápio porque não é nem muito encorpado nem muito leve. Além disso, o rótulo tem um truque de maceração carbônica, deixando a bebida levemente gaseificada. Isso torna o vinho fresco, elegante e fácil de beber.”

Mas o coringa mesmo é o Pinot Noir. Ele combina tanto com carnes brancas quanto com carnes vermelhas. “O Casas Del Bosque Reserva é pouco tânico.” Para finalizar, o que não pode faltar no brinde de ano novo é o espumante. Ele pode ser rosé ou branco, mas sempre tem que ser brut. “O Arte Brut tem um excelente custo-benefício. Mas, para quem está querendo uma edição especial, o brinde perfeito fica por conta do Kit de edição limitada do maravilhoso 130, da Casa Valduga.” Disponível na Super Adgea do SIA, a caixa vem com 6 garrafas de 750ml e uma de 1,5l Magnum.

Edição: Su Maestri

cropped-cropped-thumbnail_logo-blog-vinho-capital-aprovada13.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: