Cultura cervejeira,  música e gastronomia no Brasília Brew Fest & Homebrewers (BBFH)

BilheteriaDigial-1080x648px.png

Nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, a capital federal será palco de uma grande celebração da cena cervejeira da região Centro-Oeste. E o Estacionamento 4 do Parque da Cidade foi o local escolhido para receber a primeira edição do Brasília Brew Fest & Homebrewers (BBFH), que vai ocupar uma área de 5 mil metros quadrados.

 

Trata-se de um festival que nasce para celebrar a música de qualidade, a boa gastronomia e reunirá algumas das melhores cervejarias do país e do mundo, com destaque para a produção brasiliense e goiana, os empresários e empreendedores deste mercado (fabricantes, distribuidores, lojistas de insumos e equipamentos e outros negócios) e cervejeiros caseiros (homebrewers).

Durante o evento, será lançada oficialmente a Escola de Cerveja de Brasília. Instituição que promoverá cursos, workshops, palestras e oficinas cervejeiras. Além disso, não vai faltar diversão para as crianças, que terão uma área dedicada a elas com brinquedos infláveis, balões e pipoca. E não só para elas como também para os pets.

Para quem ainda não viu o processo de fabricação caseira de uma cerveja, a Acerva Candanga, uma das organizadoras do evento, reunirá os cervejeiros caseiros do Distrito Federal para realizar uma brassagem coletiva, a partir das 11h da manhã de domingo (1/10). O público poderá acompanhar todo processo. Na ocasião, será lançado o CoutBrew – o 1º equipamento brasiliense semi-automatizado para produção de cervejas.

Outra novidade é que o BBFH apresentará ao público as mais novas cervejarias brasilienses: Substanz, Cruls, Big Dog/Dodo Brew e Edbeer. E a loja Candango Brau, pioneira em Brasília em cursos básicos de fabricação de cervejas artesanais, vai lançar seus novos cursos.

BBFH EDMILSON SILVA__divulgação.JPG

Vila Cervejeira – O Brasília Brew Fest & Homebrewers terá dezenas de torneiras, estilos e rótulos, nacionais e internacionais. As cervejarias estarão dispostas entre as árvores do Parque da Cidade, simulando uma vila cervejeira num ambiente “Biergarten”, os famosos jardins alemães onde se pode apreciar a bebida e a natureza.

Gastronomia – A Praça Gourmet será um espaço especial no BBFH. Cercada pelos palcos e pelos estandes com mesas e cadeiras, onde público irá apreciar de perto os eventos musicais e ter acesso a um cardápio diversificado e criativo. O curador de gastronomia do BBFH é chef do mineiro Claude Capdeville, à frente da Toca do Chopp, uma das opções mais antigas do Quituart.

Programação cultural – No BBFH o público poderá assistir às apresentações de DJs, bandas e artistas. Destaque para os almoços musicais, das 11h às 14h, os happy hours, das 17h às 20h, e os shows, das 20h às 22h, além das Festas Rocks, das 22h até 1h da manhã, com direito à pista de dança e aos clássicos do Rock’n Roll mundial.  

Vale lembrar que os almoços musicais acontecem no sábado e domingo, a partir das 11h e com acesso livre ao público até às 14h. No sábado, ao som pop/rock voz e violão do artista brasiliense Márcio Bomfim, e no domingo, em uma agradável apresentação de Chorinho com o grupo Tartaruga.

Ainda na Praça Gourmet acontecerão os happy hours especiais de sexta a domingo, sempre com DJs comandando os finais de tarde e início de noite com o melhor do rock de todos os tempos, enquanto o público degusta excelentes cervejas da vila cervejeira acompanhados de delícias comercializadas no local.

O palco principal do BBFH receberá os shows das bandas Celebration Band, Voodoo Hendrix Trio, The Memories, Without Cash, Cloning Stones e Let It Beatles, que farão shows covers de Led Zeppelin, The Beatles, Rolling Stones, Jimi Hendrix, Johnny Cash, AC/DC, entre outras, com destaque para o grande show de encerramento do evento, no fim da tarde de domingo com shows covers de Beatles e Rolling Stones.

Agenda de workshops e palestras cervejeiras – O BBFH realizará dois dias de workshops e palestras cervejeiras na tarde de sábado e do domingo, coordenados pela Escola de Cerveja de Brasília, com alguns dos principais especialistas locais e personalidades do universo cervejeiro nacional. É o caso de Daniel Bode (RJ) (sommelier, consultor, palestrante e blogueiro responsável pelo site www.cervejahenrikboden.com.br), Jamal Awadallk (PR) (do canal de Youtube Beer Scholl de cursos técnicos sobre produção de cervejas), Thiago Galbeno (RS( (co-fundador da Cervejaria Perro Libre); Edmilson Silva (GO) (cervejeiro e responsável técnico da Klaro Cervejaria), além dos brasilienses Andreas Nagl (Candango Brau), Marcelo Fenoll, Tiago França e Felipe Brandão (Escola de Cerveja de Brasília). Informações para inscrição no site do evento www.brasiliabrewfest.com.br. As vagas são limitadas.

Mobilidade – Para quem estiver pedalando no Parque da Cidade ou for ao evento de bicicleta, o BBFH terá um bicicletário para estacionar o veículo. Outra novidade é que a Cabify, parceira do evento, vai permitir que os brasilienses deixem seus carros em casa e possam ir e voltar do evento com desconto de 40%.  

Mas, se ainda assim os visitantes preferirem usar o carro, o Brasília Brew Fest & Homebrewers disponibilizará transporte gratuito ao público do evento para o trajeto entre os dois estacionamentos do Parque, vizinhos ao local, que terão seguranças na entrada.

O Detran-DF, parceiro do BBFH, estará presente na arena do festival fazendo campanha educativa e de conscientização do público quanto à direção responsável.

Ingressos – Quem doar alimentos, agasalhos, cobertores, vestuário em geral e livros pagará meia-entrada. A arrecadação será direcionada às creches e pessoas carentes cadastradas no Programa Mesa Brasil SESC. Também terão direito a 50% de desconto assinantes do Correio Braziliense, Idosos acima de 60 anos, estudantes, professores, e pessoas com deficiência. Os primeiros quatro mil pagantes que chegarem ao BBFH ganharão a caneca do evento.

Eventos integrados – O Brasília Brew Fest aguçará o paladar dos bons gourmets e apreciadores de cervejarias especiais da cidade, realizando em data anterior ao evento, o evento1º Circuito Gastronômico Brasília Beer City, com cardápios promocionais e pratos harmonizados com cervejas brasilienses, elaborados por chefs de restaurantes e bares locais.

Além disso, o Oh Hop Day!, promovido pela Acerva Candanga, reunirá 20 cervejeiros caseiros brasilienses (homebrewers) que vão expor suas criações a partir das 10h da manhã do sábado, 30 de setembro. Mais informações: www.acervacandanga.com. O BBFH também promoverá um passeio ciclístico no Parque da Cidade, na manhã de domingo (1 de outubro), a partir das 10h, com os atletas cervejeiros adeptos de bicicletas e todas aqueles que quiserem participar.

 PROGRAMAÇÃO:

25/9 a 30/1 – 1o CIRCUITO GASTRONÔMICO BRASILIA BEER CITY

29/9, SEXTA-FEIRA

17h – Abertura oficial do evento: Happy Hour Especial ao som do DJ Will de Brito e início das atividades da Vila Cervejeira e Praça Gourmet.

20h – Show Led Zeppelin Cover com a banda Celebration Band.

21h – Show Jimi Hendrix Cover com a banda Voodoo Hendrix Trio.

22h até 1h – Festa Rock com o DJ Wil de Brito.

30/9, SÁBADO

10h – Vila Cervejeira: Oh Hop Day! Festival da Acerva Candanga com 20 cervejeiros caseiros expondo suas cervejas.

11h – Abertura do evento e início das atividades da Vila Cervejeira, Praça Gourmet, Espaços Kids, Pets e Lounges.

A partir de 12h – Praça Goumet: almoço musical com show (voz e violão) do artista Márcio Bomfim e o melhor do pop/rock.

13h às 13h45 – Auditório: Harmonização de pratos com cervejas artesanais.

14h às 17h – Música Ambiente na Praça Gourmet.

14h às 18h – Auditório: Workshops promovidos pela Escola de Cerveja de Brasília – ECB:

14h às 14h45 – Tema 1: “Escolas Cervejeiras e seus Processos de Mosturação: Entenda como as escolas cervejeiras inglesa, americana, belga e alemã descrevem seus processos cervejeiros” com Marcelo Fenoll (DF) (ECB).

15h às 15h45 – Tema 2: “Nosso Malte de Cada Dia – Do Campo ao Copo: Quais processos percorre o cereal até chegar na sua mosturação e como são feitos maltes especiais” com Andreas Nagl (DF) (Candango Brau e Maltes Centro-Oeste).

16h às 16h45 – Tema 3: “Lupulagem Avançada: Principais técnicas e processos para uma cerveja ser tão ou mais aromática que as melhores IPAs e DIPAs do mercado” com Thiago Galbeno (RS) (Cervejaria Perro Libre).

17h às 17h45 – Tema 4: “Cervejas Extremas: Muito além do alto teor alcoólico e IBU! Saiba como são feitas as cervejas que desafiam os limites da criatividade”, com Daniel Bode (RJ)(site www.henrikboden.com.br).

17h – Palco DJs/Praça Gourmet: Happy Hour Especial com o DJ Maraskin, na Praça Gourmet.

19h30 – Palco Principal/Praça Gourmet: Show Tributo a Johnny Cash com a banda Without Cash.

20h30 – Palco Principal/Praça Gourmet: Show Rock de todos tempos com a banda The Memories.

22h até 1h – Palco DJs/Pista de Dança: Festa Rock com o DJ Maraskin.

 01/10, DOMINGO

10h – Parque da Cidade: Passeio Ciclístico Brasília Pedal Brew.

11h – Abertura do evento e início das atividades da Vila Cervejeira, Praça Gourmet, Espaços Kids, Pets e Lounges.

11h – Camarote Acerva/Praça Gourmet: Brassagem Coletiva (preparo de receita de uma cerveja ao vivo) feita por cervejeiros da Acerva Candanga e Lançamento do 1o. equipamento brasiliense semi-automatizado de fabricação de cerveja.

A partir de 12h – Praça Gourmet: almoço musical com apresentação do grupo musical Tartaruga (Roda de Choro), composto por sexteto de clarineta, bandolim, surdo, pandeiro e violões.

13h às 14h – Auditório: Harmonização de pratos com cervejas artesanais.

14h às 17h – Música ambiente na Praça Gourmet.

14h às 18h – Auditório: Workshops promovidos pela Escola de Cerveja de Brasília – ECB:

14h a 14h45: Tema 5: “Elaboração de Receitas de Cervejas: Aprenda a elaborar uma receita a partir do zero. Entenda o que é guia de estilos, abreviações usadas no processo, como ABV, OG, FG, e saiba escolher os lúpulos e leveduras para preparar uma cerveja perfeita!”, com Felipe Brandão (DF) (ECB).

15h às 15h45 – Tema 6: “A Química da Fermentação: Como entender a química da fermentação e produzir cervejas melhores”, com Jamal Awadallak (PR) (Canal do Youtube Beer School).

16h às 16h45 – Tema 7: “Cervejarias Ciganas: Entenda o passo-a-passo para se tornar uma cervejaria cigana e fazer sua primeira cerveja em uma fábrica e comercializá-la” com Edmilson Silva (GO) (Klaro Cervejaria).

17h às 17h45 – Tema 8: “Brassagem Avançada: Técnicas, Equipamentos e Processos para se extrair o melhor do delicioso hobby de fazer cerveja em casa” com Tiago França (DF) (ECB).

17h – Palco DJs/Praça Gourmet: Happy Hour Especial com o DJ Montana

18h – Palco Principal: Grande Show de Encerramento do BBFH com as bandas Cloning Stones e Let It Beatles.

19h às 22h – Palco DJs/Pista de Dança: Festa Rock com o DJ Montana.

Serviço:

BBFH – Brasília Brew Fest & Homebrewers

Dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2017

Local: Estacionamento 4 do Parque da Cidade

Dia 29/9 (sexta-feira) – a partir das 16h

Dias 30/9 e 1/10 (sábado e domingo) – a partir das 10h

Censura: 18 anos. Menores terão acesso diurno acompanhados dos responsáveis.

É expressamente proibido o consumo de bebida alcoólica por menores de idade.

Ingressos: R$ 20 (meia-entrada – valor do 1o. lote de ingressos)

Terão acesso a meia-entrada:

Doadores de 1kg de alimento não perecível, livro, agasalho, cobertor ou outro vestuário ao Programa Mesa Brasil SESC

Doadores de livro, vestuário, agasalho ou cobertor

Assinantes Correio Braziliense

Idosos, acima de 60 Anos

Estudantes e professores

Pessoas com deficiência

Pontos de venda:

www.bilheteriadigital.com.br

 Lojas físicas:

Candango Brau (CA 2 – Lago Norte)

Mercearia Colaborativa (CLN 412 – Asa Norte)

Bunker Micro Pub (Jardim Botânico – Lago Sul)

Casa Olec (SIG Quadra 03)

Mercadinho Lobão (QE 17 – Guará II)

Fabrika da Cerveja (Shopping One – Águas Claras)

Mais Informações: www.brasiliabrewfest.com.br

 

Edição: Su Maestri

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: