Programe-se: Vem ai 7ª edição do Brinda Brasil – Salão do Espumante Brasileiro 

unnamed (5).jpg
Os organizadores do Brinda Brasil, Rodrigo Leitão, Cris Cavali e Emilia Carvalho

 Nos dias 28 e 29 de junho, Brasília vai se transformar mais uma vez na capital do espumante ao receber o Brinda Brasil – Salão do Espumante Brasileiro, maior evento do gênero no país, responsável por alavancar negócios e aquecer o turismo na capital federal. Em sua sétima edição, o salão ocupará três ambientes, varanda e jardins do Brasília Palace Hotel, um charmoso e histórico hotel modernista de Oscar Niemeyer, ao lado do Lago Paranoá.  Com formato de degustação dos rótulos expostos, o público do BRINDA BRASIL terá a oportunidade de conhecer e adquirir a excelência da produção nacional.

thumbnail_brinda brasil.jpg

Brinda Brasil – Salão do Espumante de Brasília traz algumas novidades para 2017. Além de 25 vinícolas já confirmadas  que fazem um recorte do melhor da produção brasileira, com vários rótulos premiados internacionalmente, haverá um Espaço  Gourmet com  dezoito operações entre restaurantes e marcas como Oscar, Oliver, Bacco Pizzaria, Delicate Saladas e Conservas, Bolos do Be, queijos artesanais Serra das Antas, Café Antonello Monardo, Doux Brigaderia, Cantinho do Azeite com atrações que vão desde pães artesanais até azeites portugueses, incluindo carnes nobres, queijos, ceviches, ostras, doces, chocolates e outros quitutes que serão ofertados como degustação e estarão à venda para quem quiser levar os produtos para casa ou contratar para festas e atacado.

Dez marcas e ou rótulos inéditos em Brasília desembarcam este ano no Brinda Brasil: destaque para Cazzari, um espumante produzido pela My Winery, de Goiânia; Cave Antiga, Calza, Santa Bárbara, Barcarola, Casa Venturini e Wbber, do Rio Grande do Sul e Panceri, de Santa Catarina. É a primeira vez que um evento deste segmento traz tantos rótulos inéditos à Capital brasileira. Entre as vinícolas mais conhecidas, estão confirmadas Garibaldi (RS), Dal Pizzol (RS), Salton (RS), Villaggio Grando (SC), DOM (DF), Batalha (RS), uma das grandes vitoriosas do primeiro Prêmio Brinda Brasil do Espumante Brasileiro e Adolfo Lona (RS), que lançará o espumante Sylvia72, feito em homenagem à sua esposa para comemorar os 45 anos de casados.

O público, com participação limitada para que haja conforto nos três salões do evento, também poderá comprar as garrafas com desconto, tanto no varejo (até seis) como no atacado (caixas), aproveitando o Brinda Brasil para provisionar suas festas.  Considerado o maior salão exclusivo de espumantes brasileiros do País, o Brinda Brasil também terá expositores de outros segmentos, como Turismo, Automotivo, Alimentação, Imobiliário, Cosméticos, etc.

Obedecendo à mesma tendência do ano passado, o Brinda Brasil resgatou seu conceito original e, em 2017, vai proporcionar maior conforto e proximidade do público com as vinícolas e demais expositores. “O objetivo é enaltecer o espumante brasileiro, considerado internacionalmente como o melhor do mundo em custo-benefício”, justifica Rodrigo Leitão, idealizador e um dos organizadores do Brinda Brasil.

 O BRINDA BRASIL foi idealizado pelo jornalista e sommelier Rodrigo Leitão, que tem como sócias Cris Cavalli, Emília Carvalho e um oferecimento do Grupo Paulo Octávio, com patrocínio da Bancorbras, GWS Som Luz  Estruturas e CH Decoração. Apoiam o Brinda Brasil as seguintes empresas, marcas e instituições: Ibravin, Vinhos do Brasil, Espumantes do Brasil, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Administração de Brasília – GDF, Frente Parlamentar da Uva e do Vinho, Abrasel, Acavitis, Sasse Promocionais, Amigas do Vinho, Prátika Manobrista, Cabify, Figueras Advogados e Vista Terra.

 Instituto BRINDA BRASIL

Nem só de brindes e celebrações é feito o BRINDA BRASIL. Uma das áreas de atuação de maior relevância do evento é do Instituto Brinda Brasil de Responsabilidade Social com ações que minimizam impacto ao meio ambiente e que contribuem com a política social.

Para liderar esta campanha, Sônia Couto, da Organização Amigas do Bem, foi nomeada como Embaixadora das Ações Sociais do Brinda Brasil e trabalhará diretamente com as instituições que serão beneficiadas pelo evento.

Com o programa de desenvolvimento sustentável, o Brinda Brasil irá separar todo o “lixo” valioso que seria descartado do evento e, junto com a selecionada Associação Ambiente dos Recicladores da Vila Estrutural, irá transformá-lo  para que ele retorne à sociedade de forma vendável, motivando o empreendedorismo social e a melhoria das condições humanitárias e ambientais. “ O Brinda Brasil não jogará seu lixo fora.  Tudo será reaproveitado “, garante Sônia Couto.

A maior carga de lixo promovida pelo evento é de garrafas de vidro, rolhas e embalagens. A proposta de trabalhos que serão desenvolvidos pela associação será o reaproveitamento deste material, o transformando em produtos vendáveis, para gerar recursos aos trabalhadores da associação.

Os materiais reciclados irão se tornar produtos de alta qualidade, altamente valorizados perante uma grande parcela dos consumidores. Os clientes, adeptos da consciência ecológica, tornar-se-ão mais fiéis aos produtos.

 “Vamos atuar em programas de responsabilidade social e criar mecanismos de empoderamento através de geração de renda e valorização da autoestima das comunidades carentes.”, afirma Cris Cavalli, diretora de Relações Institucionais do Brinda Brasil. “É uma via de mão dupla, onde todos se beneficiam: a comunidade que ganha em ajuda e o evento que se torna ainda mais   responsável”, finaliza.

SE BEBER, NÃO DIRIJA! Chame o CABIFY ou  hospede-se no BRASÍLIA PALACE HOTEL

Segurança é uma das preocupações do Brinda Brasil. Com o lema bastante conhecido “Se beber, não dirija”, a organização fechou parcerias com o CABIFY e com o Brasília Palace Hotel, empresas que praticarão tarifas promocionais para os participantes do evento.

A Cabify será a transportadora oficial. Os clientes que acionarem o serviço terão as vantagens como 50% off em 2 corridas para novos usuários e  25% off em 2 corridas para usuários recorrentes.

E quem quiser ficar muito bem acomodado e curtir o Brinda Brasil, pacote completo com hospedagens em apartamento Luxo, ingresso para o evento de degustação.  Para isso, foram negociados dois valores, R$ 299,00 + 10% apartamento para apartamento Single e R$ 380,00 + 10%  para apartamento duplo.

 BALANÇO BRINDA BRASIL

Em suas seis edições anteriores, o Brinda Brasil reuniu um público de 10.616 pessoas, em Brasília, com a participação de 53 vinícolas e envolvimento de 208 empresas, em mais 725 pessoas em Goiânia, ou seja, um total de 11.341 visitantes. Desde 2011 com 600 visitantes até 2016, com 2.445 participantes, o público do Brinda Brasil cresceu 400%. A média diária, na linha histórica do evento, é de 945 pessoas ou 1.890 por edição (dois dias).

Em todas as edições, o Brinda Brasil serviu 68.046 taças (50ml) de espumantes e abriu  4.536 garrafas (746 caixas) ou  3.403 litros de espumantes. 53 vinícolas já participaram do certame que supera o consumo médio anual de espumantes no Brasil. Os brasileiros consomem 100 ml de espumante ao ano (os franceses consomem 3 litros). A média de consumo no Brinda Brasil é de 12 taças, aproximadamente uma garrafa por pessoa (1000% maior que a média nacional).

 2º PRÊMIO BRINDA BRASIL

É a segunda vez que Brasília elegerá o melhor espumante brasileiro. E isso acontecerá no PRÊMIO BRINDA BRASIL DO ESPUMANTE BRASILEIRO, com patrocínio da Chicago Prime Grill, como parte integrante da sétima edição do Brinda Brasil – Salão do Espumante Brasileiro.

O objetivo é revelar a qualidade da produção nacional e ampliar o leque de consumo do espumante brasileiro, avaliando por considerações técnicas e populares  o que será considerado o melhor produto, diante das mostras inscritas para se submeter a esta avaliação, tendo como base de julgamento as normas do Regulamento EU da União Europeia, nº 1308/2013, para a organização de concursos de vinhos e espumantes.

O concurso será aberto a todos os produtores interessados, desde que os produtos estejam expostos em estandes no Brinda Brasil – Salão do Espumante Brasileiro. Os produtores poderão participar em uma ou mais categorias, inscrevendo seus espumantes de acordo com as rotulações ou tipos: moscatel, Brut  Branco Charmat, Brut Rosé Rosé Charmat, Brut Champenoise Branco, Brut Champenoise Rose, Nature e Demi Séc.

Haverá dois tipos de premiação, devido aos dois corpos de júri: uma técnica especialista (formado por profissionais ligados ao mundo do vinho, tais como professores de cursos de enologia, diretores da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), sommeliers de notório saber no mercado do Distrito Federal, enólogos e jornalistas especializados) e outra de enófilos (formado por apreciadores de espumantes com conhecimento básico, personalidades da cidade, amantes do vinho. Esse júri terá representatividade popular, atuando como mediador de paladar e de mercado, o que poderá nortear os produtores na elaboração da bebida para pessoas comuns).

Cada categoria será premiada com medalhas de Ouro, Prata e Bronze. Na premiação, as medalhas serão acompanhadas de um certificado, instituído pela organização do concurso, devendo referir-se à descrição da premiação, indicando bebida/rótulo, colocação, evento, data e local, produtor e edição do concurso.

Para participarem do prêmio os espumantes deverão ter sido feitos exclusivamente em território brasileiro e deverão estar disponíveis no mercado do Distrito Federal, prestigiando o consumo do público brasiliense.

SAIBA MAIS

 Sobre Brasília e mercado de espumantes

Brasília é a cidade brasileira que mais consome espumantes no País. Os dados são de uma pesquisa realizada em parceria pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Sebrae e o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Os números foram apurados a partir dos gastos em mesas de bar, restaurantes e nas lojas especializadas e mercados que vendem a bebida por meio de cartões de crédito e débito. De acordo com dados da Superadega, o maior distribuidor de vinhos e espumantes do Distrito Federal, entre 2011 e 2016, o consumo de espumantes brasileiros cresceu 34% em Brasília.

 Público conquistado gera mais de R$ 1 milhão por ano

Os resultados do Brinda Brasil para o mercado do Distrito Federal e, consequentemente, nacional do espumante brasileiro, se refletem na ampliação de novos consumidores. Desde a primeira edição até o ano de 2016, de acordo com pesquisa interna realizada durante o evento, 784 novos consumidores (8% do público total) passaram a comprar a bebida para consumo semanal.

De acordo com dados da Superadega, que concentra 80% das vendas de espumantes no DF, isso representa um consumo anual de 35 mil garrafas e um giro financeiro superior a R$ 1 milhão, considerando o peço médio unitário de R$ 40, de acordo com estimativa nacional feita pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo, órgão responsável pela divulgação de números de varejo do vinho brasileiro.

 Vinícolas participantes

Adolfo Lona (RS)

Barcarola  (RS)

Batalha  (RS)

Calza (RS)

Casa Venturini (RS)

Cave Antiga (RS)

Cazari (GO)

Dal Pizzol (RS)

Dom  (DF)

Dunamis (RS)

Estrelas do Brasil (RS)

Garibaldi (RS)

Giaretta  (RS)

Larentis (RS)

Lídio Carraro (RS)

Longa Vida (SC)

Nova Aliança (RS)

Panceri (SC)

Salton (RS)

Santa Barbara (RS)

Valmarino (RS)

Viapiana (RS)

Villaggio Grando (SC)

Weber (RS)

Zanella (RS)

Espaço Gourmet

A Mineira Doces Gourmet

Aurum Boutique de Pudim

Bolos do Bê

Café Antonello Monardo

Cantinho do Azeite

Confisserie

Delicate Saladas e Conservas

Doces Ideias

Doux Brigadeiria

Ilê Praia Park

Menu Restaurante

Oliver Gastronomia

Oscar Restaurante

Pães Fortunata

Pizzaria Baco

Que Maçã é Essa

Queijo Serra da Canastra

Vanilla Cookieria

Rótulos premiados internacionalmente

Os amantes  do espumante irão encontrar na sétima edição do Brinda Brasil, uma variedade de rótulos que  ganharam prêmios  em importantes concursos e salões no exterior. Entre eles:

 Villaggio Grando Brut Rosé

Miami Wine Fair – Prata com 89 pontos em concurso

 Dal Pizzol Espumante Brut Charmat

Concurso Internacional de Vinos Y Licores La Mujer Elige – Argentina – Ouro

 Do Lugar Espumante Brut Charmat  

Concurso Internacional de Vinos Y Licores La Mujer Elige – Argentina – Ouro

Valmarino & Churchill Prestige Nature 2012

Guia Descorchados 2016 – Chile – Ouro

 Salton Gerações Nature

Guia Descorchados 2016 – Chile – Ouro

Salton Reserva Ouro

Decanter World Wine Awards 2014 – Londres –  Ouro

Salton Intenso Malvasia 

Decanter World Wine Awards 2014 – Londres –  Ouro

Salton Gerações

Decanter World Wine Awards 2014 – Londres –  Ouro

Edição: Su Maestri

Imagem: Assessoria/internet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: