Casato Prime Donne, uma vinícola feminina no coração da Toscana

Casato-Prime-Do

Impossível ir à Toscana e não visitar Donatella Cinelli Colombini, a grande dama dos Brunellos de Montalcino, e degustar na própria vinícola seus espetaculares vinhos.  Já conheço sua vinícola, Fattoria del Colle, uma maravilhosa propriedade histórica criada em 1592, localizada entre as regiões de Chianti e Val d’Orcia.

IMG_0120.JPG

A exuberância do lugar o transformou em um roteiro de absoluto charme, tanto para amantes do vinho, como para casais apaixonados em busca de um cenário deslumbrante para as bodas.

IMG_0215.JPG
Fachada da vinícola

A propriedade possui uma capela medieval encantadora, uma vila, acomodações muito confortáveis e um spa incrível, onde utilizam diversas terapias com produtos feitos a partir do vinho. As adegas subterrâneas guardam tesouros históricos, além de acolher os grandes  Brunellos produzidos por Donatella, que envelhecem demoradamente na adega centenária.

IMG_0212.JPG
Su Maestri sendo recepcionada por Alessia, do staff feminino da Casato Prime Donne

Desta vez meu roteiro incluía a Casato Prime Donne, situada nas colinas de Montalcino, um belo projeto criado por Donatella, onde todo o staff é composto por mulheres que comandam a vinícola, e podemos dizer que é uma característica peculiar na Itália. Uma bandeira muito justa de valorização e do protagonismo do trabalho feminino no competitivo mundo do vinho.

FullSi.jpg
Su Maestri do Vinho Captal diante de uma obra de arte da vinícola

Grandes surpresas esperam por aqueles que passam pela vinícola para visitação e degustação. A propriedade de 40 hectares, sendo 16 hectares de vinhas Sangiovese, para produção de brunellos, está emoldurada por obras de arte contemporânea a céu aberto, além de frases ditadas pelos vencedores do Prêmio Anual:   Casato Prime Donne, do qual falarei mais adiante.

Donatella-Cinelli-Colombini-con-la-figlia-Violante-Gardini-e-le-Donne-della-fattoria-Casato-Prime-Donne-di-Montalcino-e-il-Colle-di-Trequanda-9.jpg
Staff feminino da Casato Prime Donne

Ao chegar à vinícola, sou recepcionada carinhosamente pela equipe feminina da Casato Prime Donne (Alessia e Marzia  Morganti) e convidada a iniciar a degustação eno-musical itinerante, uma experiência excepcional que a vinícola oferece aos convidados. Um sonho!

 Wine Tasting Musical:

Uma grande surpresa me aguardava: uma incrível “degustação musical”.

Essa  indescritível experiência sensorial composta por 4 provas de vinho, cada uma em um espaço diferente da vinícola, combinadas por músicas especialmente selecionadas por Igor Vazzaz, que é musico e sommelier.

IMG_0123.JPG

Uma degustação muito peculiar onde cada vinho foi degustado em um ambiente diferente. Um momento em que pude sentir emoções muito intensas e que compartilho agora:

1º mostra – Chianti Superiore 2014 – Donatella Cinelli Colombini

A degustação do Chianti aconteceu logo na minha chegada, na boutique da vinícola. A música “Overture de L’Orfeo”, de Claudio Monteverdi (composta em 1607) é vibrante, cheia de energia e vitalidade, o que promoveu uma harmonização perfeita com o Chianti.

2º  mostra – Rosso di Montalcino 2012 – Donatella Cinelli Colombini

IMG_0141.JPG

Caminhamos para parte externa e a visão mágica das vinhas ganhou a audição de Milles Davis com a música atemporal “Round Midnight”, de Thelonious Monk e Cootie Williams (1944), acentuando toda a precisão, caráter e elegância do vinho, com uma indescritível harmonia entre a bebida, a música e a natureza.

3º mostra –  Brunello di Montalcino 2011 – Prime Donne

brunello.JPG

Absolutamente extasiada, segui para a terceira etapa dessa mágica degustação, que aconteceu na antiga adega com afrescos belíssimos que contam a história de Montalcino, em uma atmosfera única de lendas cheias de charme, como é o caso do milagre que salvou Montalcino durante as invasões do século XVI e, também, sobre o nascimento do vinho Brunello no século XIX.

 

Nesse lugar mágico entre afrescos de época e obras de arte, as barricas de carvalho acomodam a sua majestade: Brunello di Montalcino de Donatella Colombini.

casato 4.JPG

A Sonata para violoncelo, Op 8, Adagio de Zoltàn Kodàly (1915) não podia ser mais adequada para harmonizar um vinho com tamanha elegância, classe e austeridade. O Brunello com seus aromas de frutas vermelhas, notas terrosas e florais, delicadas nuances de tabaco e especiarias,  taninos redondos e elegantes, tem excelente acidez e final encantador e persistente. Um vinho suntuoso e austero.

 4º Vin Santo Del Chianti  D.O.C. – Donatella Cinelli Colombini

Passamos para a última fase da nossa degustação musical, e fomos para a sala principal da Casato Prime Donne. Uma antiga e imponente construção de pedra e madeira, ornada com móveis e decoração de época, e um ar bastante acolhedor. Sentei-me próxima à janela observando os vinhedos e a paisagem exuberante.

sala-degustazione-casato-prime-donne
Sala de degustação

A última etapa foi a degustação do típico vinho toscano Vin Santo. Produzido com as melhores uvas Trebbiano toscano e Malvasia del Chianti. Com bela cor âmbar e dourada, o Vin Santo chama a atenção pela limpidez, pelos aromas riquíssimos de uvas passificadas, mel e amêndoas, que explodem em um nariz encantador. Na boca, um veludo!

IMG_0189.JPG

A experiência eno-musical foi totalmente inusitada, divertida e, digamos, passeamos do sacro (vin santo) ao profano (musica irreverente de Zappa), degustando o Vin Santo com a música “Mother People” (1968) do irreverente músico Frank Zappa, guitarrista e camaleão, com uma obra musical incrível que passeia pelo rock, fusion, jazz, música concreta e música clássica. Um final indescritível!

Privilégio: Eu degustei o Brunello dos Brunellos:  “Io sono Donatella”

Pensei que não poderia ter uma degustação mais incrível, porém, mais uma grande surpresa me aguardava. Fui convidada a degustar o Brunello dos Brunellos: “Io Sono Donatella”, um Brunello que é a realização de um sonho de Donatella a “Signora Del Brunello di Montalcino”, que sempre acreditou na capacidade e determinação das mulheres, e criou a primeira vinícola na Itália composta por um staff feminino, a Casato Prime Donne, ou seja, a enologia também tem a cor rosa!

 Prêmio Prime Donne:

donatella-1.jpg

Visitar a vinícola é um deleite para os amantes das artes. Para qualquer lugar que se olhe há obras de arte compondo um cenário único. A iniciativa de Donatella – que há 20 anos criou o Prêmio Prime Donne -, é justamente valorizar e reforçar o papel das mulheres na sociedade e no trabalho, bem como promover os vinhos dos territórios de  Brunello e Orcia. Ao longo dos anos, o Prêmio tem desempenhado um papel importante estimulando e incentivando profissionais do sexo feminino nas mais diversas áreas de atuação, e premiando mulheres que se distinguem na sociedade pela coragem, comportamento ético e modelo de força e determinação para outras mulheres.

93-valdorcia.jpg

10-Ardita-Marco-Pignattai-Casato-Prime-Donne-Montalcino.jpg

IMG_0117.JPG

IMG_0119.JPG

IMG_0151.JPG

IMG_0217.JPG

SERVIÇO

Az. Agr. Donatella Cinelli Colombini
Casato Prime Donne – cantina
Località Casato, 17 53024 Montalcino
tel. 0577849421
Fattoria del Colle – agriturismo, cantina, ristorante
Località Colle, 53020 Trequanda ( SI )
tel. 0577662108
website www.cinellicolombini.it
blog www.cinellicolombini.it/blog
twitter twitter.com/news_donatella
YT www.youtube.com/cinellicolombiniYT
facebook www.facebook.com/pages/Donatella-Cinelli-Colombini/143201102433467
skype donatellacinellicolombini

Importado para o Brasil pela Viníssimo Importadora – http://www.vinissimostore.com.br

Edição  Su Maestri

Imagens: Su Maestri/Divulgação

963730_736025869760121_1590637826_o.jpg

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: