Vinhos Dona Berta produzidos no Douro/Portugal são lançados no Brasil

VINHO.BERTA_.06

Sempre fico muito lisonjeada e animada quando sou convidada para participar de lançamentos de grandes vinhos no mercado brasileiro. No último dia 14 foi a vez da marca Dona Berta da Quinta do Carrenho, Douro/Portugal, trazidos  pela Chico Carreiro Importação e Exportação. A marca foi lançada oficialmente em Brasília durante um almoço harmonizado no Restaurante Rubaiyat. A  apresentação ficou sob a responsabilidade  do grande especialista Marcelo Copelo, considerado  um dos mais influentes formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil.

17495598_1633177566711609_1914763356_n.jpg
Su Maestri, Marly  Galvão e Marcelo Copello

Os vinhos Dona Berta são produzidos na  Quinta do Carrenho, localizada no Alto Douro/Portugal, onde utilizam as melhores e genuínas castas autoctones,   rigorosamente selecionadas. Dentre elas destacam-se: Tinta Roriz, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Tinto Cão, Rabigato, Verdelho.

Vinhos-Dona-Berta.jpg
Portfolio Dona Berta

Devo dizer que fiquei muito impressionada com os vinhos que degustei, os quais irei descrever um a um. Dona Berta está sendo importado pela Chico Carreiro Importação e Exportação e os vinhos estarão em breve nas prateleiras das lojas na Capital Federal.

1º vinho: Dona Berta Rabigato Vinhas Velhas Branco, 2015

Vinho varietal produzido 100% com a casta Rabigato. No nariz aromas delicados com notas florais e frutas brancas. Com uma ótima acidez é um vinho vivaz. Sua cremosidade é absolutamente maravilhosa e o final e longo e agradável. Um vinho que ganhará complexidade, personalidade e elegância com o tempo em garrafa.

 2º vinho: Dona Berta Vinha Centenária Branco 2012

Excelente vinho branco com grande potencial para guarda. Possui ótima acidez e estrutura marcante. Aroma delicado  de flores brancas e leve toque de especiaria. O final é longo e persistente denotando um excelente vinho.

3º vinho: Dona Berta  Rabigato Garrafeira  Branco 2010

Outro ótimo varietal Rabigato, muito mineral, com nuances de vegetal e ótima evolução na taça. Gostei a boa acidez e do caráter deste vinho!

4º vinho: Dona Berta Tinto Reserva 2012

Um ótimo corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Tinto Cão e Touriga Franca, apresentando cor rubi profundo. Aroma sedutor de  frutas vermelhas maduras e  leve nuance de madeira. Na boca é surpreendente, equilibrado,  elegante, e com muita personalidade. Final longo e persistente.

5º vinho: Dona Berta Reserva Tinto Cão 2012

Foi necessário um bom tempo na taça para a evolução deste vinho, para mostrar todo seu potencial. Inicialmente os aromas de frutas foram bem evidentes, e em seguida pude observar um toque de herbáceo, e muito bem integrado com a madeira. Um vinho bem gastronômico.

6º vinho: Dona Berta Sousão 2013

 De cor vermelho opaco, com delicioso aroma de  frutos negros como, ameixa e groselha, leve floral e notas herbáceas, um toque de baunilha e chocolate compõe deliciosamente os aromas desse vinho. Taninos bem presentes e domados.  Um vinho para evoluir muito na garrafa.

Sobre a Quinta do Carrenho

 

VINHO.BERTA_.01.jpg
Vinha Centenária da Quinta do Carrenho

 A Quinta do Carrenho foi fundada pelo engenheiro Hernâni Verdelho, que há 40 anos iniciou um projeto de reconversão e beneficiação do seu património vitícola de vinhas velhas, seguida de plantação de vinhas novas que se encontram em terrenos de encosta de média altitude, com solo xistoso, e por excelente exposição solar.

A Quinta do Carrenho possui cerca de 2 hectares de vinhas de impressionantes vinhas centenárias, pré-filoxéricas (150 anos) com castas da época, algumas das quais inclusivamente já não constam do registo atual de castas do IVDP. São castas como o Casculho, o Cornifesto, a Tinta Raiz a Silveirinha, o Donzelinho e o Folgazão.

Foto-20-768x576.jpg

O resultado é um vinho de rara elegância, profundamente sedutor e com inigualável tradição. Uma tradição refletida na marca Dona Berta, nome por que toda a gente desta zona tratava a mãe do fundador.

Sobre a Chico Carreiro Importação e Exportação

A Chico Carreiro Importação e Exportação tem um conceito muito interessante:  ‘’importadora de histórias’, e são essas palavras que definem a empresa que é  representante exclusiva da marca Dona Berta no Brasil. Dirigida pela empresária Marly Galvão desde sua criação em 2016, homenageou o  avô materno Francisco Salles, conhecido como Chico Carreiro pela a sua função de carrear o gado de uma grande fazenda na cidade de Pitangui (interior de Minas Gerais), sempre montado em seu  cavalo e com os seus inseparáveis  berrante e chapéu de palha.

Diante de tanta dedicação, garra e empenho, a Chico Carreiro conquistou a confiança e credibilidade dos proprietários da vinícola para a “Abertura de Mercado no Brasil” desta já consolidada marca de vinhos na Europa. Deste modo concederam-lhe um contrato de exclusividade de importação, distribuição e revenda no Brasil.

Perfil de Marcelo Copello

Considerado  um dos mais influentes formadores de opinião da indústria do vinho no Brasil, com expressiva carreira internacional.
Eleito (por votação entre o trade) “O MAIS INFLUENTE JORNALISTA DE VINHOS DO BRASIL” pela revista Meininger´s Wine Business International, a mais respeitada publicação mundial dedicada aos negócios do vinho, com circulação em 40 países. Eleito (por votação entre o público) “Personalidade do Vinho” 2011 e 2013 pelo site Enoeventos. Publisher do Anuário Vinhos do Brasil e da revista BACO. Curador e sócio do RIO WINE AND FOOD FESTIVAL, o maior festival de vinhos da América Latina. Colaborador de diversos veículos de imprensa no Brasil e exterior e por dez anos colunista do jornal Gazeta Mercantil.
Copello tem 6 livros editados e premiados no Brasil e exterior, vencedor do prêmio Gourmand World Cookbook Award 2009 em Paris e indicado ao prêmio Jabuti. E é hoje um dos palestrante mais requisitados do país para o assunto, principalmente no mercado corporativo. Seus temas vão desde master classes sobre degustação, países e regiões, até temas lúdicos, como Degustando Frank Sinatra, Vinho & Cinema, Champagne & Jazz ou Vinho & Tango.

Edição: Su Maestri

963730_736025869760121_1590637826_o

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: