Vem ai a 18ª edição do Comida Di Buteco Brasil, e a etapa Brasília será em abril/maio

unnamed (10)

Adoro esse movimento gastronômico muito democrático do Comida di Buteco Já é o terceiro ano consecutivo que o evento acontece na capital federal, e tive o prazer de participar como jurada na 1ª edição, e posso garantir que o nível é altíssimo. Este ano,  já estão confirmados 20 bares, que estarão oferecendo as melhores comidas  di Buteco da cidade. A competição promete muita comida boa e já dá pra se programar porque o evento acontecerá nos dias 14 de abril a 07 de maio.

O evento está programado para acontecer no Plano Piloto, Águas Claras, Taguatinga, Villa Planalto, Guará , Vicente Pires e Núcleo Bandeirante. O coordenador regional do evento, Elmo Santos, afirma que Brasília vem se mostrando uma cidade com potencial de desenvolvimento do concurso muito alto.

bares-vencedores-do-comida-di-buteco-bh-imagem-destaque

O objetivo do Comida Di Buteco é eleger o melhor buteco do Brasil, além de fomentar e valorizar a cozinha de raiz, enaltecendo os bares tradicionais e estimulando os pequenos empreendedores. No Brasil, ao todo, serão mais de 500 bares participantes, que criam petiscos exclusivos que passam pelo crivo do público e de um corpo de jurados para eleger o melhor buteco da cidade.

Os concorrentes são avaliados em quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota, e as demais categorias, 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total, e o dos jurados, também.

São duas etapas: a eleição do melhor buteco da cidade, e a eleição do melhor buteco do Brasil – esta última feita por uma outra comissão de jurados que não participa da primeira etapa e somente com os campeões de cada cidade.

Tema de 2017: cereais

Este ano, o tema dos petiscos são os cereais. É um tema que visa estimular a criatividade e a pluralidade no uso de recursos, ingredientes e histórias. Por que cereal? O cereal está na base da cadeia alimentar do brasileiro, do norte ao sul do país. Desde que o homem começou a cultivar seus alimentos, os cereais estão presentes. No mundo todo, os cereais respondem como grupo alimentar mais consumido; em segundo lugar os vegetais e, em terceiro, o leite. No Brasil, os cereais também são o número 1 da cadeia alimentar do  brasileiro. Apresentam uma grande diversidade, portanto fonte rica para criação de receitas.

Os principais cereais do Brasil não sofrem com a sazonalidade e possuem custo baixo, permitindo receitas criativas sem incremento no preço do petisco. Os principais cereais disponíveis no Brasil são: arroz, aveia, cevada, linhaça, milho, quinoa e trigo. O preço máximo dos petiscos é de R$25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis.

Edição: Su Maestri

963730_736025869760121_1590637826_o

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: