Vinhos e Turismo em Bordeaux com a Cris Sigrist

 

photo.jpg
Cris Sigrist

Tive o prazer de conhecer essa grande profissional em um Wine Dinner  que aconteceu em Brasília em  2014, onde apresentou cinco dos mais pontuados Grands Crus de Bordeaux. A desenvoltura e conhecimento de Cris Sigrist  me chamou a atenção e fiquei fascinada com suas explanações sobre  os grandes vinhos de  St Julien, Margaux, Saint-Emilion, Pomerol e Sauternes.  Desde então, estreitamos nossos laços de amizade e já nos encontramos outras vezes, consagrando uma grande  amizade com as bençãos de Baco.

17204338_1616564851706214_1027273725_n.jpg
Wine Dinner  Grands Crus de Bordeaux

Conheça o perfil de Cris Sigrist, especialista em vinhos bordalêses,  correspondente do Blog Vinho Capital, que nos brindará com matérias sobre o turismo e os famosos vinhedos de Bordeaux/França, onde reside e recebe brasileiros para temporadas de grandes descobertas.

vinhedos de sauternes
Vinhedos de Sauternes

“Geralmente me perguntam como vim parar no mundo do vinho… Acho que esse processo foi acontecendo da forma mais natural possível. Tenho um lado hedonista e o vinho sempre fez parte dos prazeres cotidianos.

hbn.jpg

Ainda no Brasil, casei-me com um Bourguignon e de tabela, ganhei um sogro « Chevalier du Tastevin », a mais importante confraria da Bourgogne, que me influenciou bastante. Pouco a pouco, o vinho, sempre presente em minha vida, foi se tornando um produto que atiçava cada vez mais minha curiosidade. Comecei a devorar livros, visitar vinícolas, degustar vinhos do mundo inteiro, na eterna busca de desvendar seus segredos e acabei me apaixonando mais e mais por este mundo.

degustação em Saint-Estephe
Degustação em Saint-Estèphe

Em 2005 minha família e eu acabamos nos mudando para a França, mas especificamente para a região da Champagne, e claro, nossos vizinhos e amigos eram viticultores, bem generosos e faziam questão de compartilhar conosco, seus conhecimentos enológicos. Há mais de dez anos aterrisamos e escolhemos Bordeaux para ser o nosso lar.

cris sgrist

Aqui, diante deste incrível vinhedo, assumi de corpo e alma, meu lado enófilo. Em 2011, tive a sorte de trabalhar, num château da AOC Pessac-Léognan, e que aprendizado ! Nesta mesma época, muitos brasileiros estavam visitando a cidade e, como tinha feito antes uma formação como guia turística, comecei a acompanhá-los na descoberta das diversas regiões, que formam o vinhedo bordalês.

Pouco a pouco fui conhecendo as propriedades e também, os proprietários dos châteaux. E ao longo desses anos, fui me familiarizando com os diversos terroirs, que fazem os inúmeros estilos dos vinhos de Bordeaux, assim como os vinhedos de outras regiões do oeste da França. Há alguns anos atrás, quis me especializar em vinhos de Bordeaux, para isso, voltei « ao banco da escola » encadeei algumas formações (Ecole du vin, WSET, CAFA, etc..), participei de muitas palestras e seminários, e confesso que continuo aprendendo todos os dias.

tumblr_inline_of8zaoAriS1ux6b73_400.png

Atualmente me sinto muito mais a vontade, para além de acompanhar os visitantes na descoberta do vinhedo bordalês, poder compartilhar o que aprendi, sobre esse vinhedo e seus vinhos excepcionais, através de masterclasses e wine-dinners, participando como jurada nos diversos concursos de vinhos, montando a carte de vinhos de restaurantes, ou simplesmente aconselhando os consumidores finais, a escolherem os vinhos de Bordeaux, conforme seus gostos.

Claro que, a imersão de uma mulher, num mundo que antes era bem masculino, exige que você faça as suas provas, mas com humildade, perseverança e muita ética, as pessoas acabam confiando em seu trabalho. Apesar de muita dedicação e alguns sacrifícios, trabalhar no universo do vinho é uma escolha e ao mesmo tempo uma grande chance. Como digo sempre, infelizmente não caí num barril quando criança, mas tive a sorte de cair, no momento certo, em Bordeaux”.

Cristina Sigrist – Vinhos e Turismo França – Brasil

http://www.vinhos-turismo-bordeaux.com/

Facebook: Cristina Sigrist

whatsApp: + 33 (0)6 23 43 04 63

Edição: Su Maestri

Fotos: Cris Sigrist

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: