A gastronomia alentejana do Tejo Restaurante

tejo-7.jpg

O Tejo é o rio mais extenso da península Ibérica e dá nome ao restaurante em Brasília que encanta pela gastronomia típica alentejana,  e já se tornou o  local ideal para quem deseja desfrutar de uma viagem gastronômica sensorial dessa cozinha rica e variada.

E para agradar a todos os sentidos, o Restaurante Tejo preparou um  roteiro com cardápio impecável composto de entrada, prato principal e sobremesa. O  menu especial do Alentejo, está disponível no cardápio da casa deste início de  janeiro para almoço e jantar. O restauranter Manuelzinho Pires foi buscar inspiração na sua terra natal para criar o prato principal do menu: a carne de porco à alentejana que é uma das maravilhas da cozinha portuguesa.

unnamed (1).jpg

O corte suíno é nobre, temperado com pimentão, azeite, alho e sal grosso, e preparado na cataplana – recipiente metálico da região do Algarve – com a própria banha do porco, um pouco de azeite, louro e coentro. Acrescentam-se as amêijoas (vôngole), que chegam frescas três vezes por semana no restaurante. Essa iguaria pode ser degustada por R$77.

Mas, para aqueles que desejam a opção completa do menu especial, o preço é R$95. A entrada é o caldo verde, e a sobremesa, a Sericaia, um doce tíco da região que traz a marca da maravilhosa e vasta doçaria conventual portuguesa.

Adega do Tejo Restaurante

tejo-9.jpg

O Tejo ampliou sua adega que agora conta com mais de 300 rótulos disponíveis, tendo à frente o sommelier Eugenio Cue, responsável pela nova carta, que conta com rótulos de países do velho mundo, como: Portugal, Espanha, França e Itália, sem naturalmente esquecer os ótimos rótulos do Chile, Argentina e Brasil. Ele também afirmou que a casa possui vinhos para todos os gostos, indo dos rótulos mais envelhecidos aos mais jovens e frutados.

cue
Sommelier Eugenio Cue

Eugênio Cue indica três vinhos portugueses para a harmonização  com o menu especial da casa. O primeiro vem da região Terras do Dão, o vinho  D. Fuas tinto de safra 2013, assinado pelo enólogo Carlos Eduardo. Um corte de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfroucheiro.

unnamed-2-jpgoph

O segundo é o alentejano Vinha do Monte, tinto encorpado e frutado, de coloração intensa, aroma de frutas vermelhas com um toque defumado, igualmente de safra 2013.

tejo-jpgfujkr

Já para os paladares mais apurados, a indicação do sommelier Cue  é o vinho tinto alentejano BARON DE B. RESERVA 2005 Herdade da Calada, que produz vinho desde 1854, é responsável por esse espetacular blend das uvas  Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, com estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Aromas complexos de frutos negros, especiarias e chocolate. Pleno de estrutura, destaca-se pelo  equilíbrio, elegância e personalidade. Vinho DOC Alentejo.
baron-de-b-reserva-2005-herdade-da-calada

O Tejo Restaurante

O lindo projeto do  Tejo, partindo do nome, cardápio e   arquitetura, foram escolhidos para prestar uma homenagem à terra natal de Manuel Pires.  A arquitetura assinada pela arquiteta Priscila Machado remete a elementos portugueses, como é o caso da fachada com desenhos de chapas de aço e cortiça que lembra os corticeiros da região do Alentejo.

manuel.jpg
Manuelzinho Pires

No interior da casa, detalhes das cortiças no balcão do bar, o lustre colonial na segunda sala que tem o pé direito alto, e as cordas na escada que levam ao segundo piso lembram a região marítima de Lisboa. Já a logomarca tem na letra T o encontro de duas linhas que simbolizam ao mesmo tempo o rio Tejo, que corta a cidade de Lisboa, e o eixão que liga dois extremos de Brasília, explica o publicitário e criador da marca.

 Serviço

Almoço e jantar alentejano no Tejo Restaurante

Horários: de terça a sábado de 12h às 15h e de 19h às 00h e aos domingos, somente

para almoço, a partir das 12h.

Endereço: 404 Sul, Bloco B, loja 27

Telefone: 3267. 7005

Edição: Su Maestri

963730_736025869760121_1590637826_o

Imagens: Sueli Maestri/Divulgação

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: