Dicas da Chef Tâmara Rolim para gastar menos nas ceias de final de ano

Max Rocha Fotografia Brasília para Nutri Chef (36).JPG
Chef Tâmara Rolim

É Natal, é Ano Novo. A família em volta da mesa saboreia uma ceia farta enquanto conversam sobre várias coisas. Esta é uma cena clássica das ceias de final de ano, mas que, para muita gente, não vai ser possível em 2016.

De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/ Ibre), o consumidor pagará 10,19% a mais por produtos para ceia de Natal. Entre os itens com maior aumento de preço, destaque para o azeite, com alta no preço na ordem de 17,52%, o vinho, com 16,95%, e as frutas frescas, com 16,91%.

natal-peru-recheado-3
????????????????????????????????????

Para economizar e ainda assim fazer uma bela ceia, a chef e nutricionista Tâmara Rolim, da Nutrichef Brasília, dá algumas dicas. Confira:

  1. Faça substituições de ingredientes

“Não precisamos usar as castanhas tradicionais dessa época para ter uma farofa gostosa. A banana está com um bom preço e podemos acrescentar sem aumentar o custo. A uva passa também pode entrar sem prejuízo para a receita”, indica Rolim.

2. Antecipe as compras

O Peru é um dos itens mais caros da ceia. Adiante a sua compra, se possível. Caso mesmo assim fique pesado para o bolso, opte pelo filé suíno, que é mais barato e mais fácil de preparar.

3. Escolha uma sobremesa barata

Que tal economizar fazendo a própria sobremesa de Natal e utilizando ingredientes baratinhos? Aproveite as frutas da estação. “Temos manga de graça em todos os cantos de Brasília, basta congelar as porções para bater no liquidificador e ter uma receita incrível de sorbet bem geladinho, nutritivo e super rápido”, conta Tâmara Rolim.

4. Escolha um prato principal

Objetividade e economia para ter uma ceia de final de ano sem pesar no bolso. Uma boa dica é escolher apenas um prato principal com carne. Para deixar a mesa farta, abuse dos pratos com legumes, verduras e frutas.

Tâmara Rolim indica um prato principal mais barato: filé suíno ao molho de rapadura com farofa de banana. “Rapadura pode ser encontrada nas feiras da cidade a um preço mais em conta e, o melhor, ainda ajudamos o produtor local”, pondera a chef.

5. Evite o desperdício!

Faça o cálculo da quantidade de comida que cada convidado consumirá na ceia. Se, ainda assim, sobrar comida, aproveite-a no almoço e jantar do final de semana.

NutriChef Brasília – A escola de culinária NutriChef Brasília reúne, de maneira única na capital federal, a nutrição e a gastronomia. O espaço é comandado pela chef e nutricionista Tâmara Rolim, uma apaixonada por culinária e pelo prazer que envolve o ato de pesquisar, cozinhar e comer. As aulas são realizadas nas cozinhas da escola e incluem receitas saudáveis, temáticas (como a preparação de carnes vermelhas, peixes ou camarão), além pratos desenvolvidos especialmente para grupos específicos como vegetarianos, celíacos, e intolerantes ao leite e à lactose, entre outros.

Edição: Su Maestri

Imagem: Internet/Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: