Guatambu recebe cinco medalhas na Grande Prova Vinhos do Brasil 2016

vinhodaestanciabranco.jpg

Vinho Da Estância Branco foi Campeão na categoria Brancos de Outras Castas e Cortes além de três tintos e um espumante que receberam medalha de ouro

A Guatambu Estância do Vinho, de Dom Pedrito, RS, recebeu nesta quarta-feira, 03 de agosto, cinco medalhas na Grande Prova Vinhos do Brasil 2016. O evento de divulgação da avaliação, promovida pelo Ibravin em parceria com o Grupo BACO, ocorreu no Hotel Casacurta em Garibaldi, na Serra Gaúcha.

O vinho Da Estância Branco foi o campeão na categoria Brancos de Outras Castas e Cortes. Corte das uvas Chardonnay, Gewürztraminer e Sauvignon Blanc, o rótulo da safra 2015 destaca-se pelo frescor e complexidade aromática, apresentando excelente equilíbrio entre álcool e acidez.

Mais quatro rótulos da vinícola receberam Medalha de Ouro em suas categorias, sendo três tintos e o espumante Poesia do Pampa Brut. O vinho Épico, grande campeão em 2015 na categoria Tinto Corte, recebeu mais uma medalha, assim como os rótulos Lendas do Pampa Tannat e Lendas do Pampa Cabernet Sauvignon, ainda não lançados no mercado.

A nova linha ultra premium da Guatambu terá três rótulos de tintos varietais – Cabernet Sauvignon, Tannat e Tempranillo, com edições limitadas de 1100 garrafas de cada rótulo. Elaborados com as melhores parcelas de cada uva, com muita personalidade e identidade, apresentando por completo o terroir da Campanha Gaúcha. As bebidas devem estar à venda no mercado no final de agosto.

A prova reuniu cerca de 850 rótulos, de 110 produtores de oito estados, apresentados em 28 categorias, com 30 vencedores. O destaque ficou para o grande salto de qualidade dos tintos brasileiros, em comparação com as edições anteriores. “Os resultados, somando-se ao trabalho do anuário, terminam por ser uma grande referência para o mercado, tanto trade, como consumidor, pois trazem de forma bem elaborada e didática o nosso acompanhamento ano a ano da nítida evolução qualitativa dos nossos vinhos, sempre com muitas novidades”, destacou o organizador do evento, Sérgio Queiroz.

Os resultados serão divulgados pelo Anuário Vinhos do Brasil 2016/2017. Seguindo normas da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o número de medalhas foi limitado a 30%. No total, foram cinco medalhas de duplo-ouro, 160 medalhas de ouro e 90 medalhas de prata. Espumante Brut Champenoise e Tinto Super Premium foram as categorias com mais medalhas de ouro, com 31 e 37, respectivamente.

O júri foi formado pelo enólogo francês Michel Friou, da vinícola Almaviva; por Danio Braga – chef e sommelier, fundador da ABS Brasil; Sebastián Rodrigues, enólogo da Concha y Toro; Diego Arrrebola, sommelier, atual bi-campeão brasileiro; Vladimir Veliz, do CanaldelVino.com; Gilberto Pedrucci, enólogo e presidente do Sindivinho; Marcio Oliveira, responsável pelo site Vinotícias; Ed Arruda, sommelier-chefe do Copacabana Palace; Ricardo Farias, presidente da ABS-Rio; Celio Alzer, professor da ABS-Rio; Roberto Rodrigues, diretor da ABS Rio; Homero Sodré, delegado de Bordeaux no Brasil pelo CIVB; Jô Sodré, Professora de Vinhos da Universidade Estácio de Sá; Maria Helena Tahuata, vice-presidente da ABS Rio; Romeu Valadares, jornalista; Luiz Fernando Silva, do Grupo Pão de Açúcar; Sergio Queiroz, grupo Baco; e Marcelo Copello, do grupo Baco e presidente do júri. As amostras foram avaliadas no mês de junho, em evento no Rio de Janeiro.

Anuário Vinhos do Brasil

O Anuário Vinhos do Brasil 2016/2017 é uma publicação bilíngue, editada em parceria entre o Grupo BACO o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), trazendo um panorama completo da indústria do vinho brasileira, das regiões produtoras, dos vinhos, do enoturismo, sendo hoje a principal referência editorial do setor, seja no Brasil ou no Exterior, onde é distribuído em mais de 100 postos e embaixadas pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 O Grupo BACO, idealizador e organizador da Grande Prova Vinhos do Brasil, é uma empresa de comunicação que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. Também é responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais, além de uma série de eventos no Brasil e exterior. Destaque para o Rio Wine and Food Festival,realizado na cidade do Rio de Janeiro.

Sobre a Guatambu

A Guatambu é uma vinícola boutique que trabalha com administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, desde 2003. Situada no coração do pampa gaúcho, na fronteira com o Uruguai, o cultivo da videira é marcado por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos.

A vinícola conta com um complexo enoturístico, que engloba área de produção, auditório, sala de degustação, salão com parrilla para eventos e loja, com referências arquitetônicas voltadas à cultura gaúcha e às estâncias do pampa, sendo considerada referência em estilo, beleza e modernidade. Desde maio de 2016 funciona com 100% de energia solar, tornando-se o primeiro empreendimento da área na América Latina movida através de energia limpa.estanciaguatambu.com.br | guatambuvinhos.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: