Vinho brasileiro projeta salto de imagem com Olimpíadas

Qualidade na Taça1 Foto Davi Campana

Eventos de degustação, promoção nos mercados interno e externo, qualificação do serviço e campanha nas redes sociais são estratégias para conquistar novos consumidores e consolidar presença no pódio entre os melhores do Novo Mundo.

Não é só no número de medalhas conquistadas que a relação do vinho brasileiro com as Olimpíadas pode ser associada. No embalo dos jogos que serão realizados no País de forma inédita, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) realizará dezenas de ações – algumas já em campo – , que serão executadas para mostrar o potencial da bebida elaborada em terras brasileiras.  São degustações, capacitação de garçons e donos de bares e restaurantes da cidade sede, promoções no mercado externo e campanha nas redes sociais, entre outras iniciativas, para reforçar ainda mais a presença dos rótulos verde-amarelos entre os melhores do Novo Mundo.

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, explica o trabalho do setor para expor os produtos de uma forma ainda mais incisiva durante os jogos e oferecer uma ampla gama de eventos no período.  “Trabalhamos com duas frentes: qualificar o serviço para potencializar a venda e promover o vinho brasileiro para dar maio visibilidade perante o mundo que estará no Rio de Janeiro no mês de agosto”, antecipa.

No dia 11 de agosto, por exemplo, o auditório da Casa Brasil  (Pier Mauá, Rio de Janeiro) recebe o Cheers for Brasil. Seis vinícolas promoverão degustação de vinhos, espumantes e suco de uva a formadores de opinião, turistas e público em geral. O objetivo é levar informações e potencializar a formação da imagem dos vinhos no mercado e mídia nacional e internacional. Serão proporcionadas visitas guiadas para as degustações, além de informativos a respeito das particularidades do vinho brasileiro. Também haverá destaque especial para vinícolas que possuem cases importantes de exportação e atuação no mercado internacional.

Outra ação na cidade sede das Olimpíadas será realizada pelo Ibravin em parceria com o Governo do Estado do RS. Entre os dias 6 e 10 de agosto, a Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer promove a Semana do Turismo Gaúcho no Rio Media Center (RMC). O objetivo principal é atrair mídia espontânea para o turismo do Estado, apresentando aspectos geográficos, históricos, culturais, equipamentos e serviços das 27 regiões turísticas. A programação inclui atendimentos personalizados em espaços determinados pelo RMC, apresentações de vídeos sobre turismo no estado do RS e distribuição de brindes. No dia 7 a programação contempla apresentações artísticas e culturais, oficinas sobre o preparo de chimarrão e churrasco e oficina sobre os vinhos gaúchos. Haverá também um Happy Hour para 100 pessoas com vinhos, espumantes, queijos e produtos regionais selecionados. No final do evento serão realizados sorteios para 10 jornalistas interessados em visitar o Rio Grande do Sul no período de 1º a 4 de setembro deste ano.

Além do Cheers for Brasil e da divulgação no RMC, o Ibravin promove degustações em eventos que antecedem as Olimpíadas no RJ: Conferências dos Esportes e de Moda no Museu do Amanhã ( já realizadas); Coquetel no Palácio da Cidade (3/8) e Conferência Global das Olimpíadas Rio 2016 na FGV (4/8).

Qualidade na Taça Museu Amanhã1 Foto Davi Campana(Aula de qualificação no Museu do Amanhã no RJ foi uma das ações relacionadas às Olimpíadas)

Campanha nas redes sociais

Formas divertidas de desfrutar dos vinhos brasileiros serão propostas com a campanha Jogos ENOlímpicos nas redes sociais. No período de realização da competição, o público será convidado para compartilhar cards com brincadeiras de modalidades em que todas as pessoas apreciam a bebida sairão vencedoras.

Vinho brasileiro na vitrine  


No Exterior, a principal iniciativa de promoção do vinho brasileiro atrelada aos Jogos Olímpicos é a Windows Display Competition, realizada em lojas especializadas do Reino Unido. Os estabelecimentos utilizam o tema Brasil e os produtos brasileiros para criar uma vitrine exposta por, no mínimo, duas semanas, entre o início de julho e o dia 12 de setembro. Os pontos de venda também fazem promoções e degustações dos produtos verde-amarelos.

 A iniciativa é do projeto setorial Wines of Brasil, desenvolvido pelo Ibravin em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Qualificação do serviço do vinho brasileiro no Rio de Janeiro

O projeto Qualidade na Taça promoveu uma capacitação para bares e restaurantes do Rio de Janeiro no dia 30 de maio, no Museu do Amanhã. O objetivo da iniciativa, que é desenvolvida pelo Ibravin em parceria com o Sebrae e com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é incentivar o consumo de vinhos nacionais e aproveitar as Olimpíadas para impulsionar as vendas da bebida aos turistas brasileiros e estrangeiros que visitarão o Rio de Janeiro em agosto. No mesmo dia ocorreu uma ação junto a jornalistas, atores e sommeliers. As aulas foram ministradas pela sommelière Silvia Mascella Rosa e englobaram informações sobre a produção nacional, degustação de vinhos e espumantes elaborados em diferentes regiões produtoras brasileiras.

Vinho da Olimpíada

A Lidio Carraro Vinícola Boutique, de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, foi escolhida pelo Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 para produzir vinhos e espumantes exclusivos com a marca Rio 2016. Os primeiros rótulos chegaram ao mercado em março. São os vinhos tinto (Merlot), branco (Chardonnay) e rosé (Pinot Noir), da linha Faces Rio 2016, nas versões 750mL e baby (187,5mL). A linha de espumantes brut, moscatel e rosé chegou ao mercado no mês de abril.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Fotos: Davi Campana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: