O sedutor e irresistível Piemonte. Como não amar? Blog Vinho Capital

barbaresco-terreno.jpg
Vinhedo da vinícola Socré em Barbaresco

O Piemonte é umas regiões mais incríveis da Itália com suas belas colinas, vinhedos a perder de vista, e suas bucólicas estradinhas levando sempre a um canto inusitado fazendo descobrir a cada instante, paisagens inesquecíveis entre construções medievais e pequenas vilas.

la mora
La Morra província de Cuneo

Com meu roteiro definido, chego à La Morra, uma comuna da província de Cuneo, no coração da zona produtora de Barolo, e me hospedo no maravilhoso hotel Corte Gondina, e de lá sigo para o delicioso roteiro de degustações nas vinícolas da Região;   o roteiro foi caprichosamente organizado pelo amigo Roberto Bianco, um piemontês apaixonado por seu território e que representa diversas vinícolas locais, além de ser um grande divulgador dos produtos produzidos no território de  Monferrato.

Roberto Bianco.jpg
Roberto Bianco

Passando por Barolo é impossível não visitar o  Museu do Vinho que  está instalado em uma belíssimo castelo com sua fortaleza medieval.

01.jpg

Outra excelente opção é conhecer  a Enoteca Regionale de Barbaresco inaugurada em 1986 que funciona na pequena e antiga igreja que antes era a igreja de San Donato,  onde é possível conhecer as centenas de rótulos dos mais incríveis vinhos produzidos na região e admirar os belos afrescos espalhados pela igreja-enoteca.

Retorno ao meu roteiro de degustações, para conhecer os vinhos das vinícolas Socré Vini in Neiva e Azienda Agrícola Bosco Agostino em La Morra, na charmosa adega do Corte Gondina, onde  nos aguardando Marco Piacentino proprietário da Vinícola Socré e a sommelière Silvia Gili, formada pela AIS de Turin, e que apresentou os vinhos da Bosco Agostino.

silvia gili.jpg

Nossa degustação começou com uma super seleção dos melhores vinhos produzidos na região de Barolo e Barbaresco: A incrível seleção foi uma mistura de vinhos das duas vinícolas que pudemos apreciar de forma conjunta, as características pessoais de cada produtor.

vinhos cocre.jpg

Os Vinhos degustados:

  1. Barbera d’Asti Socré 2013
  2. Barbera D’Alba Volupta Bosco Agostino 2012
  3. Langhe Nebbiolo Socre 2012
  4. Bosco Agostino Langhe Nebbiolo Rubem 2012
  5. Barbaresco Socre 2011
  6. Barbaresco Roncaglie Socré 2010
  7. Barolo Bosco Agostino Neirane  2009
  8. Barolo Bosco Agostino La Serra 2009

socre.jpg

Conhecendo a vinícola Socré Vini in Neiva

Socré é uma vinícola nascida em 1869 em Barbaresco, fundada pelo bisavô  de Marco Piacentino, que por anos vendeu a produção de seus vinhedos para abastecer os produtores locais que à época produziam vinhos para o próprio consumo, e deixava apenas uma quantidade mínima para o consumo da família. Em 1999 a Socré investiu em equipamentos e tecnologia e aumentou a produção.  Com  cerca de 8 hectares de vinhedos, a vinícola está localizado em uma área privilegiadíssima onde são produzidos os grandes vinhos de Barbaresco. Toda a elegância e volume dessa uva são muito bem representados nos vinhos que produz especialmente o Socré Barbaresco Roncaglie 2008.

marco.jpg
Marco Piacentino proprietário da vinícola Socré

Com os negócios em expansão, em 2012 foi inaugurada as novas instalações da vinícola, que passou a vinificar e envelhecer toda a produção  de seus vinhedos. A Socré é uma propriedade, que se integra a paisagem local, graças a construção de cantinas com pedras naturais, transformando-a em  lugar perfeito para acomodar as uvas para transformação em vinho. Espaço com uma temperatura ideal para também proteger os vinhos das intempéries climáticas, onde repousam as grandes barricas de Barbaresco D.O.C.G. nas versões “vintage” e selecionando “Roncaglie”.

Ainda hoje, apesar de ser conhecida internacionalmente, a Socré é uma típica vinícola de gestão familiar como muitas no Piemonte, e são elas que representam o máximo da enologia local produzindo vinhos reconhecidos e premiados no mundo todo.

Sue li e MArco.jpg
Marco Piacentino e Su Maestri

Com Barbarescos de altíssimo padrão, quero destacar dois rótulos que impressionantes e com excelente nível. O Barbaresco Socré 2009 mostrou muita potencia aromática e equilíbrio; o vinho Socré Barbaresco Roncaglie 2008 proveniente do “cru” Roncaglie, que impressionou por sua elegância, complexidade e uma perfeita integração entre frutas e madeira.

Os vinhedos da Socré  estão localizados no Langhe e Astigiano (na divisa com Roero), sendo uma parte na província de Cuneo (Barbaresco e Alba) e, outra parte, na província de Asti (Cisterna d’Asti). À esquerda do rio Tanaro se encontra a Cisterna d’Asti, enquanto que na margem direita, são as plantações de Alba e Barbaresco.

Outros grandes vinhos produzidos pelo Socré são: Barbera d’Alba Superiore, Dolcetto d’Alba, Barbera d’Asti e Nebbiolo Langhe.

 

strhty.jpg

 

Conhecendo os Barolos da Vinícola Bosco Agostino

Bosco langhe la morras.jpg
Vinhedo da vinícola Bosco Agostino em Langhe

Além dos vinhos da Azienda Agrícola Socré, degustamos os vinhos barolos produzidos pela Vinícola Bosco Agostino, localizada em La Morra no coração da  zona de produção dos grandes Barolos. A Vinícola Bosco Agostino é uma pequena propriedade fundada por Pietro Bosco, que até a década de 70 plantava uvas de altíssimo padrão para atender produtores de Barolos da região, como Pio Césare. Em 1979 decidiu parar de vender suas uvas e dedicar maior espaço na cantina para a produção de seus  próprios vinhos.  Essa nova experiência foi tão bem sucedida que Pietro e o filho caçula Agostino Bosco começaram um trabalho de muita dedicação e paciência, tanto nos vinhedos quanto na cantina para obter os melhores vinhos que representem fortemente o seu território.

Bosco_02_840x600.jpg

Hoje a  Vinícola Bosco Agostino tem à frente Andrea Bosco que representa a terceira geração da  família na produção de vinhos, assim como centenas de outras vinícolas possuem gestão familiar, porém buscando as melhores tecnologias e conhecimento das grandes escolas de enologia do Piemonte,  com um objetivo de  obter a qualidade das uvas ao mais alto nível e, em seguida, transformá-los em um vinho com personalidade que o torna único e especial. E alguns desses vinhos espetaculares, como os das safras 1999 a 2001, “em que o vinho foi feito sozinho”, conforme afirma Andrea que viu nos vinhedos toda a qualidade que garantiu vinhos excepcionais.

LaSerra2009Bosco.jpg

Dos grandes vinhos produzidos  por Bosco Agostino o Barbera 2004 foi reconhecido pela Decanter o melhor vinho das 150 amostras experimentadas, além da manifestação entusiástica de  Tim Sacklin, considerando o  Barolo de 2010 como o melhor degustado na  Semana do Vinho  nos USA. Atualmente a vinícola possui  cerca de 4 hectares divididos entre Nebbiolo, Barbera e Dolcetto. Todos os vinhedos são de propriedade e pertencem exclusivamente no município de La Morra.

Minha análise dos vinhos da Bosco Agostino

Sueli langhe.jpg

Barolo ( La Serra – Neirane) : Dois vinhos com muita complexidade e potência, revelando todo o seu caráter típico do Piemonte. Ambos com cor vermelho granada com excelente intensidade; a fragrância com aromas de ameixa em calda, alcaçuz e especiarias; na boca é encorpado e harmonioso, e com final muito longo. São vinhos pronto mas que poderia  aguentaria muitos anos na garrafa.

Langhe Nebbiolo RUREM: Um vinho de cor vermelho rubi não muito intenso, e seus  aromas delicados com notas florais de violetas e frutas como framboesas em perfeita harmonia com o madeira dos barris de carvalho. Na boca é um vinho  completo e seco com taninos bem equilibrados que o torna agradável e e fácil de compreender o  vinho.

BARBERA D’ALBA Volupta: Um vinho para ser consumido em torno de 6 anos da sua produção. A cor é de um maravilhoso e profundo vermelho rubi; com aramos intensos e complexos  onde apresentam notas frutas em compotas uma certa picância; na boca é encorpado, carnudo e equilibrado; uma leve acidez  contribui para dar frescor ao vinho, tornando-o muito prazeroso.

  1. Contato: SOCRÉ

Strada Terzolo, 7 – Barbaresco (CN)

Telefone: + 39 348 7121685

   2. Contato: Azienda Agricola Bosco Agostino

Via  Fontane, 24 – La Morra (CN)

Tel: +39 0173 509466

E.mail: info@barolobosco.com

 

Edição: Su Maestri

Imagens: Su Maestri/Divulgação

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: