Sommelier e Chefs de renome estarão no Brasília Show Gastronomia avaliando e premiando cartas de vinhos, chef’s e restaurantes.

fogacaq

O Brasília Show Gastronomia, continua agitando o cenário gastronômico da cidade. Nos meses de abril e maio, passaram por aqui o francês Olivier Anquier; a bar manager do Copacabana Palace, Jéssica Sanchez; o temido Carlos Bertolazzi; e os chefs Guga Rocha e Alberto Landgraf, fazendo suas avaliações e movimentando grande parte dos restaurantes da capital. Ao todo serão 31 renomados chefs.

 As datas e os locais avaliados pelos chefs não são divulgados, tudo isso para manter o propósito da premiação, que é avaliar as casas com base na realidade cotidiana de cada uma delas, como acontece com o cliente. Quem estará por aqui nos próximos dias é o chef Henrique Fogaça, proprietário do restaurante Sal Gastronomia e dos bares Admiral´s e Cão Véio em São Paulo. Ele avaliará a categoria Chef Revelação. 

Amante da gastronomia e apaixonado por rock, Fogaça consegue unir seriedade e paixão no trabalho com satisfação. Nascido em Piracicaba/SP e criado em Ribeirão Preto/SP, fez carreira em São Paulo. Após se aventurar nos cursos de Arquitetura e Comércio Exterior, foi se encontrar de fato no curso de Chef Executivo de Cozinha pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

 Fogaça não enxerga a comida como um artigo de luxo. “Tem que haver inclusão e acesso à comida boa por um preço justo”, diz Fogaça. O chef, que é um dos jurados do Master Chef Brasil, maior reality show gastronômico da história do País, também marcará presença no Mercadinho do Brasília Shopping ainda este mês.

 Outro renomado chef também virá à cidade para conhecer e avaliar restaurantes. É o Benon Chamilian, um dos principais nomes da cozinha libanesa no Brasil. 

benon 1 (1)

Nascido em Beirute em julho de 1960, é filho de pai armênio e mãe libanesa. Benon entrou para o mundo da culinária quando começou a estagiar no Yilidzlar, o mais importante restaurante de Beirute na época. Pouco antes de completar 20 anos, se mudou para a Arábia Saudita onde começou a trabalhar como garçom e, poucos meses, foi convidado pelo dono da casa a migrar para a cozinha até chegar a chef.

Com o início da Guerra do Golfo, veio para o Brasil, onde está até hoje. Passou pelo Mandalun, pelo Sinbad, Al Wady, Tuareg e pelo Kayyam, além das consultorias para o Tahine (em Belém) e Almanara (São Paulo). 

Quem ainda estará na cidade para avaliações, é Dionísio Chaves, um dos mais premiados sommeliers do Brasil. Ele visitará as casas que se inscreveram na categoria Carta de Vinhos.

Dionisio Chaves

Dionísio cresceu na Rocinha e de lá saiu para conquistar as vinícolas do mundo. Ele que sonhava em ser jogador de futebol, começou a trabalhar em um restaurante para juntar dinheiro e ir jogar nos Estados Unidos. Foi aí que o destino o colocou no mundo dos vinhos. Promovido a garçom, fez um curso na ABS – Associação Brasileira de Sommelier, desistiu da carreira de jogador e usou o dinheiro juntado para comprar livros e estudar sobre o assunto. Hoje é um dos mais premiados e respeitados sommeliers do Brasil e do mundo. 

Atualmente, ele comanda os restaurantes Bottega del Vino (Leblon), Duo (Barra) e Uniko (Centro), ao lado do sócio italiano Nicola Giorgio, e coleciona títulos de Sommelier Bi-Campeão Brasileiro 1999/2002, Campeão da América do Sul 2004, Vice-campeão das Américas 2004 e único representante brasileiro nos concursos mundiais do Canadá 2000 e Grécia 2004, além de ser embaixador dos vinhos americanos da Jackson Family Wines; foi homenageado na França com um vinhedo em seu nome.

Com avaliações de um júri especializado, o guia Brasília Show Gastronomia promete ser o mais completo da capital federal com avaliações de categorias, como Melhor Japonês, Comida Brasileira, Francesa, Italiana, Melhor Café, Melhor Carnes, Chef revelação, entre outros. Os vencedores serão conhecidos em agosto.

Brasília Show Gastronomia

Site: www.brasiliashowgastronomia.com.br

Facebook: brasiliashowgastronomia

Instagram: @brasiliashowgastronomia

Edição: Su maestri

Imagens: Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: