Rota do Vinho Catarinense: Vinícolas de portas abertas para o enoturismo

 

dlfnbãdnb.jpg

Você já se imaginou fazendo um roteiro enoturístico privilegiando uma região com belas vinícolas, degustando ótimos vinhos e espumantes, além de apreciar uma gastronomia diversificada e com muita influência européia? Pois bem, em Santa Catarina esses programas estão ganhando espaço entre brasileiros com o crescimento do enoturismo na Região. Os visitantes podem acompanhar o cultivo nos vinhedos, a produção do vinho, participar de seções de degustações de vinhos conduzidas por profissionais especializados e, dependendo da época, participar da vindima (colheita da uva) durante visitas programadas e guiadas.

Villa-Francioni-São-Joaquim-pessoaselugares

Além de produzir excelentes vinhos, as vinícolas de Santa Catarina tem apostado na melhoria da estrutura com ambientes requintados e conforto para oferecer uma espetacular wine experience.

dc.clicrbs

Em Santa Catarina esse roteiro enoturístico cheio de atrativos ganha força com a oficialização da lei 16.873 de 15/01/2016 que dispõe sobre a “Rota do Vinho”. A rota tem uma programação encantadora, passando por diversos municípios, proporcionando uma visita saborosa pelos encantos de Santa Catarina.

A Rota prevê um roteiro pelas cinco principais regiões produtoras de Santa Catarina: Sul, Serra, Meio Oeste, Oeste e Vale. Com cerca de 30 municípios na região terão um reforço extra no desenvolvimento de todo o potencial vitivinicola e no enoturismo. O projeto fomenta e desenvolve a cadeia produtiva, mas também a gastronomia, produção industrial, artesanato e hotelaria, gerando renda para toda região.

piquenique serra nova.jpeg

Duas regiões catarinenses que se destacam nesse segmento do enoturismo: o Vale do Contestado, com o Roteiro Vale da Uva e do Vinho (Videira, Tangará e Pinheiro Preto), e a Serra Catarinense, onde estão localizadas algumas das mais respeitadas vinícolas do Brasil (São Joaquim, Lages e Urubici).

Santa Catarina se destaca na produção de vinhos finos de altitude obtendo excelente classificação entre os melhores vinhos produzidos no Brasil pela EXPOVINIS, a maior feira de vinhos da América Latina. Outras excelentes vinícolas também são encontradas na Região Encantos do Sul e Vale Europeu.

santa augusta

Vejam as vinícolas da Serra Catarinense que estão de portas para o enoturismo:

Campo Belo do Sul

Vinícola Abreu Garcia
A Vinícola Boutique Abreu  Garcia está situada a 950 metros acima do nível do mar, em Campo Belo do Sul. Lá são cultivadas sete tipos de uvas que são matéria-prima na criação de infinitas possibilidades para o paladar, entre vinhos brancos, tintos e espumantes. Rodeada de belas paisagens, a Vinícola Boutique está de portas abertas para receber aqueles que quiserem conhecer de perto a Abreu Garcia.

Para trazer um pouco da Serra Catarinense ao litoral, a Abreu Garcia abriu a sua primeira loja de vinhos e acessórios em Florianópolis na Rua Alves de Brito, 209. A loja possui um Espaço Gourmet para eventos fechados com menu harmonizado. Agendamento para visitações na vinícola e eventos na loja serão feitas através dos contatos abaixo.

Contatos: 48 3322-3995 (Loja Florianópolis) – 49 8848-4658 (Vinícola) – contato@abreugarcia.com.brwww.abreugarcia.com.br
Lages

Vinícola Urupema 
Leopoldo, Stellato, Cellebrato e Santo Emílio, Carmina  são os rótulos que oferecem os mistérios e prazeres das bebidas mais charmosas do mundo: o espumante e o vinho. Com 13 hectares, seus vinhedos estão localizados num dos pontos mais altos e frios do Brasil, que oferece um terroir propício ao cultivo de uvas de alta qualidade. A Vinícola Urupema une pesquisa, tecnologia, sensibilidade e profunda dedicação à fabricação dos seus produtos, com respeito ao meio ambiente. Dispõe também do serviço de almoço, jantar e degustação com reserva para grupos.

Contatos: 49 3229-0486 – comercial@fazendaquintadosmonte.com.br – www.fazendaquintadosmontes.com.br

Endereço: R. Frei Rogério, 122 – Centro
São Joaquim

Vinícola Leone di Venezia
Instalada em São Joaquim, numa altitude média de 1.280 metros, a Vinícola Leone di Venezia está integrada à paisagem do Morro Agudo e do Rio Antonina. Em 2008 foram plantadas as primeiras parreiras, que somam hoje cinco hectares. Buscando preservar as tradições italianas da família originária da Região de Veneza, são cultivadas variedades emblemáticas daquele país, como as tintas Sangiovese, Montepulciano, Refosco, Primitivo e as brancas Gewurstraminer e Garganega. A arquitetura de todas as construções também mantém a tradição italiana. Vinícola de pequeno porte, utiliza moderna tecnologia para a produção de vinhos no estilo italiano de alta  qualidade, maximizando as peculiaridades de cada variedade, dentro das excelentes condições deste particular terroir de altitude. A condução das parreiras segue mais modernas técnicas agronômicas, buscando uvas de alta qualidade com total respeito ao meio ambiente. Em breve programação para recepcionar turistas.

Contatos: 49 9967-3668 – spbianco@terra.com.br

Vinícola Sanjo 
A Sanjo, fundada por imigrantes japoneses, traz um novo jeito de fazer vinhos de alta qualidade no Brasil. Diferente da maioria das vinícolas, a empresa produz vinhos longevos, que são colocados à venda apenas depois de um longo repouso, de no mínimo cinco anos. O detalhismo e a disciplina nipônica se refletem em cada etapa do processo de fabricação, originando vinhos de alta qualidade, que já colecionam prêmios no Brasil e no Exterior. Dispomos de 4 horários para visitações de Segunda a Sábado: Manhã 8:30h – 10:30h e Tarde 14:00h – 16:00h.  As visitas podem ser agendadas pelo telefone ou na loja da Sanjo.

Contatos: 49 3233-7300 – 49 3233-7348 – vinhos@sanjo.com.br – www.sanjo.com.br

Endereço: Av. Irineu Bornhausen, 677 – São Joaquim – SC

Vinícola Villaggio Conti
A Vinícola Villaggio Conti é o resgate de nossas origens do norte da Itália. A expressão máxima de castas italianas no terroir de altitude do Brasil. O projeto teve início em 2009 e hoje conta com 8 hectares plantados. Na coleção de uvas viníferas destacam-se as brancas Vermentino, Ribolla Gialla e Greghetto e entre as tintas a Sangiovese, Montepulciano, Teroldego e Nero d’Avola. Está prevista a produção de espumantes e vinhos tranquilos varietais e de corte. O conceito que está sendo utilizado na construção da futura cantina é o da gravidade no transporte da uva, mosto e vinho. Os materiais utilizados são locais, como as pedras retiradas na preparação do vinhedo usadas na adega subterrânea. Energia renovável, solar e eólica, em busca da sustentabilidade.

 Contatos: 21 9851-6247 – villaggioconti@gmail.com

Endereço: Estrada Geral Pericó – Santa Izabel, localidade Cadete.

Vinícola Hiragami 
Em 2006, após cinco anos de observações e estudos, a Vinícola Hiragami implantou no planalto de São Joaquim, a 1.427 metros de altitude, o seu primeiro vinhedo para cultivo comercial, sendo as principais variedades o Cabernet Sauvignon, Merlot e e Sauvignon Blanc. A empresa tem como característica a produção de vinhos de excelência, cuidadosamente elaborados, primando pela qualidade desde a etapa da produção das uvas, seleção dos cachos e envase.

Contatos: 49 3233-6900 – hiragami@hiragami.com.br – www.hiragami.com.br

Vinícola Villagio Bassetti 
A Villagio Bassetti iniciou suas atividades em 2005, sempre fiel ao preceito de “dar  tudo  À uva no campo para extrair o melhor dela na vinícola”. Com 14 hectares de vinhedos – Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Sauviginon Blanc – e uma moderna vinícola às margens da SC 114, a apenas 10km de São Joaquim, está pronta para receber turistas e amigos do vinho para uma experiência enoturística inesquecível. Saúde!

Contato: 49 9182-8862 – atendimento@villaggiobassetti.com.br

Vinhedos do Monte Agudo
Com o plantio em 6 hectares das variedades Chardonnay, Cabernet Sauvignon e Merlot, a Vinhedos do Monte Agudo iniciava em 2005, suas atividades. As mudas foram trazidas da França e se adaptaram bem na região de São Joaquim. De lá pra cá, a empresa se consolidou. Os serviços ao cliente são oferecidos: almoço e jantar  harmonizado, e a degustação ao por do sol. É necessário fazer reserva antecipadamente.

Contatos: 49 9985-1446 – 49 9969-9777 – 49 3015-9177 – vinhedos@monteagudo.com.brpatrícia@monteagudo.com.brwww.monteagudo.com.br

Vinícola Suzin
A Vinícola Suzin, localizada na cidade de São Joaquim foi a primeira a produzir uvas em escala comercial na região, o vinhedo é composto pelas variedades Cabernet Sauvignon 4 ha, Merlot 3 ha e o restante  da área com Sauvignon Blanc, Pilot Noir, Petit Verdot, Cabernet Franc e Malbec que juntas somam mais de 3 ha.

A mistura de pioneirismo e inovação é a marca da vinícola. Seus vinhos tem estilo próprio, os tintos tendo sempre passagem por madeira dependendo do objetivo maior ou menor tempo depermanência, de primeiro, segundo ou terceiro uso, de francês ou americano, são variáveis que vão definir cada vinho da sua linha que são oito no total. A acidez presente sem exagero, os taninos macios e persistentes, o álcool na medida certa e com muita fruta em seu aroma, deixam os vinhos Suzin harmônicos, sendo estas, suas principais características.

Contatos: 49 3233-1038 – vinicolasuzin@gmail.comwww.vinicolassuzin.com.br

Vinícola Villa Francioni 

A VinícolaVilla Francioni de São Joaquim, através de seu fundador Dilor Freitas, capacitou a região da serra catarinense para uma nova vocação: a produção de vinhos finos de altitude, com notável superioridade. Além disso, vinícola hoje é procurada por milhares de turistas, que todos os anos conhecem em detalhes em detalhes o projeto inovador e que tem impulsionado o enoturismo em Santa Catarina. Mesmo jovem, a Villa Francioni coleciona prêmios nacionais e o reconhecimento de profissionais do país e até o exterior. Hoje a empresa produz vinhos em três linhas de produtos: Aparados, Joaquim e VF. São produzidos por ano mais de 150 mil garrafas entre espumantes, vinhos brancos, tintos, roses, além dos vinhos de sobremesa. A comercialização dos rótulos iniciou em 2005, pouco tempo depois da morte do fundador. Hoje a empresa familiar é presidida pela filha, Daniela Borges de Freitas. Entre os inúmeros prêmios, a Villa Francioni destaca duas importantes vitórias na publicação: Anuário Vinhos do Brasil 2013, dois rótulos foram premiados: o Villa Francioni Rosé 2011 foi eleito Melhor Rosé do Brasil e o Villa Francioni Colheita Tardia Sauvignon Blanc 2005, foi eleito Melhor Vinho Doce do Brasil. A publicação é organizada pelo jornalista Marcelo Copello com apoio do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho). O enólogo responsável pela produção dos vinhos é Orgalindo Betú, que está na Villa Francioni desde a elaboração dos primeiros rótulos. Turistas e apaixonados pelo mundo do vinho podem conhecer as instalações da empresa durante todos os dias do ano. É preciso apenas fazer a reserva pelo telefone ou pelo site. A visita guiada acontece em três horários por dia, e dura cerca de uma hora e meia. No final acontece a degustação dos rótulos. Uma oportunidade única, para conhecer em detalhes os diferenciais do terroir de altitude, a 1.260 metros acima do nível do mar.

Contatos:  49 3233-8200 – www.villafrancioni.com.brvillafrancioni@villafrancioni.com.br Endereço: Rodovia SC 114, KM 300 – São Joaquim – SC

Vinícola D’Alture
A Vinícola D’Alture prima elegância em seus produtos e a busca da plena satisfação de seus clientes. O plantio dos seus vinhedos teve início em  2002 e, atualmente, a área abrange 14 hectares de uvas Cabernet Sauvignon, Merlot, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Malbec, Montepulciano e Sangiovese. Com o conceito de vinícola boutique, a D’Alture possui uma produção limitada e busca satisfazer os paladares mais exigentes.

Contatos: 49 3233-0422 – vinicola_dalture@outlook.comcontato@dalture.comwww.dalture.com.br  – www.facebook.com/dalturevinicola Endereço: Vinícola – SC 114- São Joaquim, SC Restaurante Vinopolis – Rua Major Jacinto Goulart, 240 – Centro – São Joaquim, SC –  (49) 3233-0422

Vinícola Pericó
Os vinhos e espumantes Pericó apresentam propriedades diferenciadas que conquistaram inúmeros prêmios. Isto é resultado dos cuidados em todas as etapas: do preparo do terroir, da seleção das variedades cultivadas a partir de castas francesas, ao manejo no vinhedo, com avaliação global durante o ano. A colheita é no pico máximo de cor, maturação e brix (açúcar natural).

 Contatos: 49 3233-1100 – vinicolaperico@vinicolaperico.com.br – www.vinicolaperico.com.br

Endereço do Show Room: Rua Manoel Joaquim Pinto, Nº 07, Sala 02 – Centro – São Joaquim/SC 88600-000

Horário de Atendimento: 8:00 as 13:00 horas (exceto feriados).
Urubici

Serra do Sol Vinhos Finos
www.serradosolvinhosdealtitude.com.br

Vale do Contestado

Água Doce

 

Vinícola Villaggio Grando
“Um dos grandes lugares do mundo para se plantar uva para a produção de vinhos de qualidade”. Essa foi a opinião de um produtor francês amigo da família Grando sobre a propriedade da vinícola , localizada em Água da Doce. Hoje a Villaggio Grando investe sem parar no controle da qualidade e no melhoramento da sua linha de produção. A  empresa conta com mais de 100 variedades de vitis viniferas e uma linha de produção que engloba tintos, brancos, rosé e espumantes. Visitações de 9:00h – 12:00h e 15:00h – 16:30h, de segunda a sexta.

Contatos: 49 3563-1188 – comercial@villaggiogrando.com.br

Campos Novos

Vinicampos
Rod. SC 455, Km 125.
Fone: (49) 3541-0081.
www.vinicampos.com.br

Pinheiro Preto

 

Vinícola Casal Piccoli
SC-303, Km 12, a 2 km do Centro.
Agendar visita. Fone: (49) 3562-1365.
http://www.casalpiccoli.com.br

Vinícola da Serra
Linha Boa Esperança.
Fone: (49) 3562-1249.
Tangará

Vinícola Monte Carvalho
Rua Francisco Nardi, 435, Centro.
Fone: (49) 3532-2063.
http://www.montecarvalho.com.br

Vinícola Monte Vecchio
SC-455, Km 1,3, Linha Duas Pontes.
Fone: (49) 3532-2099.
http://www.montevecchio.com.br

Vinícola Panceri
Linha Leãozinho, s/n, Interior.
Fone: (49) 3566-7700.
http://www.panceri.com.br

Vinícola Piccinin
Linha Duas Pontes, s/n, Interior.
Fone: (49) 3532-1092.
www.vinicolapiccinin.com.br

Treze Tílias

Vinícola Kranz
A Vinícola Kranz utiliza uma das mais modernas tecnologias de fabricação, com equipamentos importadas da Itália e adaptados para obter mais eficiência, segurança e qualidade na produção de merlot, cabernet sauvignon, rose, chardonnay, viognier, sauvignon blanc e espumantes. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo. A Kranz é a única do Brasil que produz no processo “cold pressing”de tecnologia austríaca, sucos integrais 100% puros de maçã, pera e diversas frutas silvestres. Oferece também uma linha exclusiva de Delikatessen, como geleias, doces de corte, chocolates especial, etc. Pela tecnologia e gestão aplicadas no projeto da Vinícola, a Kranz foi a vencedora do Prêmio Nacional de Inovação 2012 ALI-Indústria. A Kranz possui um amplo receptivo para turistas, com visitações técnicas, bistrô, área de tecnologia e loja ao varejo.

Contatos: 49 3537-0833 – vinhos@vinicolakranz.com.br – www.vinicolakranz.com.br

Endereço: Rua dos Pioneiros, 220 – Centro 89650-000

Videira

Vinícola Santa Augusta

A Vinícola Santa Augusta possui duas áreas de vinhedos: Uma na cidade de Videira, com 11 ha de vinhedos e cuja altitude oscila entre 878 e 1004, e outra propriedade com vinhedos na cidade de Água Doce, com um área de 6 ha de vinhedos com altitude de 1.200 m., produzindo uma linha de vinhos de Altitude, sob o comando de duas jovens empresárias, Taline e Morgana De Nardi que apostaram em um exitoso projeto que resultou na elaboração de vinhos com uma forte característica do seu terroir,  muita personalidade, equilíbrio e elegância. Para os apaixonados pela cultura biodinâmica a VSA tem vinhedos com plantio sustentável e manejo responsável de redução do uso de fungicidas e a total eliminação do uso de herbicidas nos vinhedos da Santa Augusta. Uma vinícola que vale a pena conhecer!

Endereço: R. Antônio Pícoli, Videira – SC, 89560-000

Telefone:(49) 3551-7337

www.santaaugusta.com.br
Videcar
Rua Quinze de Novembro, 977.
Fone: (49) 3566-1711

Vale Europeu

Nova Trento

Vinhos Girola
Rua Madre Paulina, 2379 – Bairro Vígolo.
Fone: (48) 3267-0709 / 3267-1017.
www.vinhosgirola.com.br

Vinícola Neotrentina
Rua Madre Paulina, 2021 – Bairro Vígolo.
Fone: (48) 267 0714.
www.vinicolaneotrentina.com.br

Vinícola Neotrentina

Rua Madre Paulina, s/n – Vigolo.
Fone: (48) 3267 0291.
www.vinhosvoluiz.com.br
Rio do Sul

Agroindústria e Vinícola Valiati Ltda
Fone: (47) 3525-3630 / 9923-1394.
Rodeio

Vinícola San Michele
Segunda a sexta, 8h às 12h e 13h30 às 18h; sábado, domingo e feriados, 9h às 12h e 13h30 às 17h30.
Rua Sílvio Scoz, 415, São Pedro Novo.
Fone: (47) 3384-0323.
www.sanmichele.ind.br

Encantos do Sul

Nova Veneza

Vinícola e Cantina Borgo Gava
Vinhos coloniais, suco de uva, geleias, grapa (aguardente italiana) e farinha de milho.
Travessa Giovanni Gava s/nº, São Bento Alto.
Fone: (48) 8827-7586.
Urussanga

Roteiros do Vinho
A Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (Progoethe) tem roteiros especiais para quem quer degustar vinhos e conhecer melhor a produção da bebida. O trajeto inclui a famosa vinícola Mazon (onde há pousada e restaurante) e a Vitivinícola Urussanga, do vinho Casa del Nonno. É possível adquirir vinhos, sucos e outros produtos coloniais durante as visitas.
www.progoethe.com.br

Vinhos Trevisol
Rio Caeté, a 5 km do Centro.
Fone: (48) 3465-2813 / 3465-1960.

Vinícola Irmãos Felipe Azambuja
Pedras Grandes, 11 km de Urussanga.
Fone: (48) 3659-0177.

Vigna Mazon – Vinícola Mazon
Rodovia Genésio Mazon, Km 5 – São Pedro.
Fone: (48) 3465-1227
www.mazon.com.br

Vitivinícola Urussanga
Rua Olívio G. Mariot, 79.
Fone: (48) 3465-1693.
www.casadelnonno.com.br

santa augsuta

Por Su Maestri – Editora

Fonte: http://turismo.sc.gov.br/atividade/enoturismo/

Imagens: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: