Degustação dos excepcionais vinhos de altitude da Vinícola Santa Augusta / Blog Vinho Capital

Participei de uma degustação muito especial promovida por Franciele Pícolo, com os vinhos da Vinícola catarinense Santa Augusta, reconhecida mundialmente pelos excelente espumantes, além da inovação de ter produzido o primeiro vinho biodinâmico e o vinho passito no Brasil. Em Brasília os vinhos podem ser encontrados na Super Adega Atacadista, no Sia Trecho 10 – Fone: 4007.2218

Na degustação foram apresentados os espumantes, Espumante Santa Augusta Brut, demi-sec Rosé e Moscatel, além do surpreendente Maestria Pinot Noir 2015, com uma harmonização impecável organizada pela anfitriã, que encantou todos os presentes.

agua-doce-1
Vinhedo de Água Doce

A história da Vinícola Santa Augusta em Santa Catarina começa em 2003, com a escolha e preparação do seu terroir para plantação das primeiras castas francesas em Vale do Contestado Videira, e logo no ano seguinte o vinhedo já estava formado.

Em 2006, a concretização do trabalho veio com as primeiras vinificacões de Cabernet Sauvignon , Merlot, Chardonnay e Moscato Giallo, e. com a demanda crescente, foi necessário a aquisição de uma segunda propriedade no terroir de Água Doce, também em Santa Catarina, a 1300 metros de altitude, destinada ao plantio das castas tintas Cabernet Sauvignon, Merlot , Cabernet Franc, Malbec, Montepulciano e Pinot Noir.

videira-1.jpg

No ano de 2008 a Vinícola Santa Augusta lança os seus vinhos e espumantes no mercado, e com o grande sucesso, novamente precisou ampliar a área de vinhedos destinados à produção dos espumantes com o plantio das castas, Pinot Noir, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Prossecco.

A Vinícola Santa Augusta possui duas áreas de vinhedos: Uma na cidade de Videira, com 11 ha de vinhedos e cuja altitude oscila entre 878 e 1004, e outra propriedade com vinhedos na cidade de Água Doce, com um área de 6 ha de vinhedos com altitude de 1.200 m.

 Plantio Biodinâmico da VSA:

_LUC1844.jpg
As empresárias Taline e Morgana De Nardi posam no seu vinhedo biodinâmico.

A Vinícola Santa Augusta, produz sua linha de vinhos de Altitude, sob o comando de duas jovens empresárias, Taline e Morgana De Nardi, primas apaixonadas por vinhos e ambas  muito arrojadas e empreendedoras que encararam  de frente o desafio proposto por Jefferson Sancineto que é engenheiro agrônomo e enólogo, de fazer a reconversão dos vinhedos de Videira e Água Doce para o manejo Biodinâmico.

image-22.jpeg
Enólogo Jefferson Sancineto

A idéia de Sancineto casava perfeitamente com os valores de Taline De Nardi, pertinente ao cuidado com a terra, com um plantio sustentável e manejo responsável de redução do uso de fungicidas e a total eliminação do uso de herbicidas nos vinhedos da Santa Augusta. A implementação do projeto, resultou na elaboração de vinhos com uma forte característica do seu terroir,  muita personalidade, equilíbrio e elegância.

A cultura biodinâmica criada pelo suíço Rudolf Steiner em 1924, ganha cada vez mais espaço, e a VSA é uma das precursoras no Brasil, graças ao plantio livre de agrotóxicos e ao fato de ser realizada em ambientes naturais equilibrados, que integram o homem e natureza com o objetivo de produzir produtos mais saborosos e resistentes ao consumidor. Em algumas culturas essa técnica é mais difundida do que em outras, quem produz por meio da agricultura biodinâmica afirma que ela é mais rentável. O grande mercado consumidor, ainda fica fora do país.

Prêmios da Vinícola Santa Augusta:

VII Concurso Internacional de Vinhos no Brasil – Um dos maiores e mais relevantes eventos de vinhos da América Latina, e um dos mais reconhecidos do mundo premiou a VSA com 3 medalhas para seus excepcionais e elegantes espumantes. O Brut Rosé ganhou em sua categoria, recebendo medalha de ouro e os espumantes Moscatel e Brut Branco receberam medalha de prata.

 Prêmio Decanter Brazil’s – Decanter World Wine Awards , evento realizado pela maior e mais relevante revista de vinhos do mundo, a Decanter que aconteceu em Londres, Inglaterra, concedeu a medalha por seu esplendoroso vinho Moscato Giallo.

 19º Concours Mondial de Bruxelles – Evento que aconteceu em Portugal, considerado um dos mais antigos e respeitados concursos de vinhos do mundo, Vinícola Santa Augusta recebeu Medalha de Prata por seu Espumante Moscatel.

 Vamos aos Vinhos degustados:

vinho-1

Espumante Santa Augusta Brut, elaborado método charmat, com o corte Cabernet Sauvignon (54%), Chardonnay (30%) e Merlot (16%). Cor amarelo palha muito límpido e perlage de média para fina. Muito fresco, lembrando furtas cítricas e maça verde. Na boca muita cremosidade e elegância.

Espumante Santa Augusta Moscatel – Meu preferido para acompanhar sobremesas, este espumante possui muita tipicidade da Moscato, aportando boa acidez, leveza e .doçura. Considerei muito equilibrado.

sta-augustalll.jpg

Espumante Santa Augusta Rosé –  Belo espumante produzido com as castas Cabernet Sauvignon (45%), Merlot (20%), Malbec (20%), Montepulciano (12,5%) e Cabernet Franc (2,5%). A linda cor  rosa-salmão encanta na taça com sua perlage abundante. Aromas intensos de frutas vermelhas com um toque floral ao fundo. Muito persistente!

IMG_8749

Maestria Pinot Noir 2015 – Vinho jovem aportando aromas muito delicados e  elegantes, considerado uma bela obra da família Santa Augusta. O enólogo Jefferson Sancineto, usando sua maestria soube preservar as características da casta, respeitando-a, e mostrando numa versão mais jovial, toda a tipicidade do terroir de altitude de Água Doce. A cor rubi muito viva e translúcida, segue a característica da casta, mostrando aromas frutados agradáveis e joviais. No paladar, o corpo leve e macio, com taninos breves, o que dá uma sensação bem aveludada. Eis um belo exemplar que encantou ao primeiro gole!

_LUC1847.jpg

 

12270009_1195768013785902_383948835_n.jpg
Francielle Pícolo é representante comercial da Vinícola catarinense Santa Augusta

O Blog Vinho Capital agradece a Francielle Pícolo e a Vinícola Santa Augusta a degustação espetacular.

Mais fotos da degustação VSA:

 

 

_LUC1873.jpg

Texto: Su Maestri

Fonte/Imagens: Vinícola Santa Augusta-arquivo

2 comentários em “Degustação dos excepcionais vinhos de altitude da Vinícola Santa Augusta / Blog Vinho Capital

Adicione o seu

  1. Eu que agradeço Su Maestri em nome também da Vinícola Santa Augusta.
    Que bom que gostou da nossa degustação.
    Que venham mais e mais Degustações, com excelentes vinhos, bom papo e vários sorrisos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: