Frente Parlamentar de apoio à Vitivinicultura é lançada no Congresso Nacional

Lançamento Frente1 Foto Cassiano FarinaSetor que, mesmo em período de dificuldades na economia, registrou crescimento de 7,2% entre os meses de janeiro e setembro, passa a ter representatividade no parlamento

A Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados foi lançada nesta quinta-feira (12), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O ato ocorreu no Salão Verde com a presença de dirigentes do setor vitivinícola, de cerca de 40 parlamentares e de integrantes do Executivo. A Frente é presidida pelo deputado Mauro Pereira (PMDB/RS). O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), prestigiou o lançamento e destacou a qualidade e necessidade de condições para melhorar a competitividade dos produtos vinícolas brasileiros nos mercados interno e externo.

O presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Moacir Mazzarollo, falou em nome do setor e enalteceu a criação da Frente por ser mais um instrumento para consolidar o Brasil como um importante país produtor. O dirigente citou a realização do XV Congresso de Viticultura e Enologia e do Congresso da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em Bento Gonçalves (RS), em outubro de 2016, como marcos importantes para a vitivinicultura brasileira. “Estamos vivendo um momento histórico de reconhecimento do setor e da valorização de todos os elos da cadeia produtiva”, destacou.

Lançamento Frente2 Foto Cassiano FarinaPara o diretor executivo do Ibravin, Carlos Paviani, a frente contribuirá para discussões e avanços de temas como a busca pela redução de tributos e para a implantação do Simples Nacional para as vinícolas. Paviani citou, ainda, a importância da frente para temas como a necessidade de maior alocação de recursos para o seguro rural, lembrando das perdas na próxima safra em função do excesso de chuvas e granizo, especialmente no estado do RS. “Passamos a ter um espaço de representatividade no Congresso Nacional e contamos com apoio dos parlamentares para avançar nesses temas e fortalecer a produção de uva e vinho, que está presente em 13 estados brasileiros”, comemorou. A coordenação institucional da Frente cabe ao Ibravin.

De acordo com o presidente da Frente, deputado federal Mauro Pereira (PMDB/RS), o objetivo é dar visibilidade e apoio político ao setor. Ele destacou a receptividade dos deputados e senadores para a criação, com a adesão de cerca de 200 parlamentares. “A Câmara Federal está à disposição deste setor que cada vez mais aposta na qualificação dos produtos e que agrega renda a milhares de famílias em diversos estados”, sintetizou.

Os presidentes da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), Evandro Lovatel, da Federação das Cooperativas Vinícolas do RS (Fecovinho), Oscar Ló, e da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Dirceu Scottá, também se manifestaram na cerimônia, citando a relevância da criação do grupo e levantando demandas como o seguro agrícola, o conhecimento necessário para a criação de leis que dialoguem com o setor e a característica da produção vitivinícola baseada na pequena propriedade e na agricultura familiar.

Também participaram do lançamento da Frente o diretor executivo da Fecovinho, Hélio Marchioro, o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Suco de Uva (Asbrasuco), José Carlos Stefenon, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando da Silva Protas, o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados e do Sindicato da Indústria do Vinho de Jundiaí, Humberto Cereser e o presidente da Vinhosaf, Gualberto de Almeida.

Composição da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados

Presidente: Deputado Mauro Pereira – PMDB/RS
1º Vice-Presidente: Deputado Afonso Hamm – PP/RS
2º Vice-Presidente: Deputado Henrique Fontana – PT/RS
3ºVice-Presidente: Senadora Ana Amélia Lemos – PP/RS
4ºVice-Presidente: Deputado Ronaldo Benedet – PMDB/SC

1º Secretário: Deputado Covatti Filho – PP/RS
2º Secretário: Deputado Jerônimo Görgen -PP/RS
3º Secretário: Deputado Betinho Gomes – PSDB/PE
4º Secretário: Deputado Baleia Rossi – PMDB/SP

Secretário de Relações Institucionais: Deputado Carlos Henrique Gaguim-PMDB/TO
Secretário Jurídico: Deputado Pompeo de Mattos – PDT/RS
Coordenador Estadual-SC: Edinho Bez – PMDB/SC
Coordenador Estadual-PR: Sérgio Souza – PMDB/PR
Coordenador Estadual-SP: Ricardo Izar – PSD/SP
Coordenador Estadual-PE: Tadeu Alencar – PSB/PE
Coordenador Estadual-MG: Bilac Pinto – PR/MG
Coordenador Estadual-RJ: Otávio Leite – PSDB/RJ

Secretário Institucional: Carlos R. Paviani – Representante do Ibravin
Secretário Executivo: Rosano Camargo Garbin
Secretário de Comunicação: Fábio Carnesella

Deputados membros da Frente
Pepe Vargas (PT/RS), José Stédile (PSB/RS), Evandro Roman (PSD/PR), Toninho Wandscheer (PT/PR), Leônidas Cristino (PROS/CE), Marinha Raupp (PMDB/RO), Heitor Schuch (PSB/RS), Renato Molling (PP/RS), Hildo Rocha (PMDB/MA), Wadson Ribeiro (PCdoB/MG), Evandro Roman (PSD/PR), João Daniel (PT/SE).
Fotos: Cassiano Farina

– Lançamento Frente1: Parlamentares e lideranças do setor brindaram o lançamento da Frente.

– Lançamento Frente2: O presidente do Conselho Deliberativo do ibravin, Moacir Mazzarolo, destacou a importância do novo grupo de trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: